Daily News – “Manias, Pânicos e Crises”

Os ativos de risco estão abrindo a semana com dinâmica relativamente neutra. Do lado positivo, temos notícias de avanços em várias das vacinas que estão em fases de testes. Do lado negativo, ainda vemos um avanço substancial da pandemia em vários Estados Americanos, além de problemas – pontuais e localizados – em outras regiões do mundo.

Continuo sendo da visão que estamos entrando na terceira fase deste mini ciclo econômico. A primeira fase foi marcada pela “parada brusca” do mundo em fevereiro e março. A segunda fase foi composta pela recuperação em formato de “V”, que começa a ficar mais clara desde maio até o final de junho.

Nesta terceira fase, o qual acredito que estamos entrando, a recuperação econômica se mostra mais errática e heterogênea entre regiões, países e setores da economia. 

 

Isso não significa um cenário negativo, mas um ambiente em que haverá uma enorme diferenciação da recuperação entre países e regiões do mundo, assim como entre setores da economia e ações/empresas específicas.

 

Por isso, tenho alertado para a necessidade de uma atenção redobrada ao “Asset Allocation”, a Seleção de Gestores, a postura ativa e a busca por proteções (“hedges”) nos momentos oportunos.

 

Vejam como o enorme vazamento global de liquidez tem ajudado na formação de “bolhas” em ativos específicos. Olhem o desempenho das FANGS:

 


Percebam como o Yield do mercado de renda fixa já se encontra nos pisos históricos:

 


No campo econômico, as exportações de junho do Japão mostraram uma recuperação apenas tímida, o que reforça minha tese de uma recuperação econômica errática de agora em diante:

 


Nos EUA, esse ai é o tamanho do problema caso os benefícios fiscais não sejam prorrogados ou um novo pacote fiscal seja aprovado:

 


Abaixo, segue mais alguns gráficos sobre o “valuation” da bolsa do Brasil:

 





Por fim, artigo interessante sobre os fundos quantitativos e as dificuldades em ajusta-los em momento e pânicos inesperados: https://aidaily.co.uk/articles/how-covid-19-exposed-algorithmic-faults

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?