Daily News – The Jury Is Out

Os ativos de risco estão abrindo o dia em tom negativo, após uma realização de lucros ontem e uma noite de queda rápida e acentuada das bolsas da Ásia, lideradas pela China.

 

A relação entre EUA e China segue se deteriorando. A China, nesta manhã, retaliou a decisão americana em fechar o Consulado Chinês em Houston, pedindo o fechamento do Consulado Americano em uma cidade chinesa.

 

Ontem, fiz o seguinte comentário:

 

Os ativos de risco estão abrindo o dia, novamente em tom positivo. Após o “rompimento” da banda superior das bolsas ao longo da semana - que vinha descrevendo como os 3.200 no S&P500 e os 100.000 no Ibovespa – estamos claramente buscando um novo patamar para esses ativos.

 

Qual será essa nova “banda”, ainda parece cedo para termos uma claridade, mas a depender da dinâmica das bolsas até o momento, podemos, eventualmente, ter feito um “pico” de curto-prazo.

 

Isso não significa que teremos um “sell-off” rápido e acentuado. Podemos operar em “bandas” mais estreitas, podemos ter realizações de lucro pontuais. Por enquanto, a situação ainda é fluída.

 

Ontem, nos EUA, vimos um aumento do Initial Jobless Claims– o número semanal de pedidos de auxílio desemprego. É a primeira vez desde março que vemos um aumento do número de pedidos de auxílio desemprego.

 



Vale lembrar que próximo a 1,5mm de pedidos na semana, estamos ainda em patamares excepcionalmente superiores aos 200 a 250 mil pedidos de períodos “normais” da pre pandemia.

 

Ainda não é motivos para pânico, mas a alta indica que minha tese de estarmos entrando na terceira fase deste mini ciclo econômico possa estar se materializando.

 

Nesta terceira fase, teremos uma recuperação mais errática e menos linear, com enormes diferenças entre países, regiões e setores da economia.

 




Adicionado a isso, temos uma deterioração adicional nas relações entre os EUA e a China, tema que tenho trazido como risco nas últimas semanas, como escrevi aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/07/daily-news-tensao-china-vs-eua-reformas.html.

 

De forma geral, estou atento para caso tenhamos feito um pico de curto-prazo, nem que seja para uma nova pernada de alta depois, ou se podemos estar diante de uma mudança de dinâmica ou tendência.

O fluxo para ativos emergentes na semana foi mais positivo: 

 


Os PMI´s na Europa surpreenderam positivamente em julho, com nova alta e indicando expansão da atividade econômica da região. Detalhe negativo apenas para o indicador de emprego:

 



Na Inglaterra, as vendas no varejo de junho também apresentaram forte alta. Contudo, estes ainda são números que considero da “segunda fase” deste mini ciclo econômico As perspectivas a partir de julho podem ser menos animadoras:

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?