Daily News – Cautela.


Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom negativo. Desde a semana passada tenho explicitado minha cautela com o cenário vis-à-vis os níveis de preço que o mercado atingiu ao longo de abril.


Ainda fui mais explícito antes do ferido no Brasil, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1255960463541784581?s=20.


Vamos, então, às novidades do final de semana. No Brasil, o Presidente Bolsonaro continua adotando uma postura de enfrentamento perante os demais poderes da república, ao ir ontem em evento a seu favor e dar declarações, no mínimo, questionáveis.

Meu intuito não é analisar ou discutir se o Presidente tem razão ou não, mas entender a reação do mercado a sua postura e suas falas. Em meio a uma pandemia e com uma das crises mais agudas da história, a falta de união entre os poderes no Brasil deve ser vista como negativa pelos mercados.

Tenho tentado deixar isso claro desde o começo desta crise e deste novo ruído político. Precisamos de União entre os poderes e entre a sociedade para superar essa crise. O Brasil já apresenta problemas e dificuldades demais para ter ainda que lidar com obstáculos políticos.

No tocante ao cenário econômico, eu vinha alertando para nos prepararmos para números extremamente negativos e tenebrosos. Agora temo que a crise possa ser maior, mais profunda e mais duradoura do que o esperado, o que é parte relevante da minha tese dos links acima para uma postura mais cautelosa de curto-prazo.

Isso fica evidente com a queda do PIB de 5,3% QoQ em Hong Kong, acima das expectativas de queda de 1,7% QOQ:


O PMI da Europa e da Ásia em patamares extremamente pressionados:



Enquanto isso, os mercados apresentaram bom desempenho em abril, em muito ajudados pela melhora do quadro técnico:


Isso levou à uma das mais rápidas e acentuadas recuperações da história:


Por isso, algum tipo de realização de lucros e volatilidade ainda devem ser esperadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?