Daily News – Realização de Lucros.


Ontem foi um dia de realização de lucros nos mercados internacionais. Tivemos algumas notícias/rumores como uma possível extensão do “lockdown” em Los Angeles, na California, por mais 3 meses, além de novos sinais de deterioração na relação entre a China e os EUA.

Contudo, acredito que o movimento de ontem seja normal após a rápida e acentuada recuperação verificada em abril. Os últimos dias têm confirmado meu cenário base de que os ativos de risco devem se manter em “bandas” relativamente grandes, porém pouca tendência definida.

No S&P500, testamos a parte de cima desta banda no patamar próximo a 2.950 e agora parece estarmos mais no meio deste “range”. Não podemos descartar novas rodadas negativas em meio as incertezas da retomada econômica global.

No Brasil, além de um cenário externo desafiador, ainda temos nosso cenário local turbulento, que tenho comentado diariamente (vide aqui, por exemplo: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/05/daily-news-brasil-ruidos-negativos.html).

A saída de Moro do Governo ainda gera ruídos, agora com o vídeo da reunião em que Bolsonaro teria tentado interferir na troca do comando da Polícia Federal. A relação entre os três poderes no Brasil também segue tensa.

Tudo isso levou a mais uma nova alta nominal do Dólar contra o Real, abertura de taxa de juros e queda da bolsa. Sem uma mudança deste ambiente, o curto-prazo ainda me parece desafiador no país.

Acredito, contudo, que mesmo para cenários negativos, há preços que se tornam atrativos. A bolsa em dólar chega em patamar recorde (de baixa) para os últimos anos, o que em algum momento irá trazer demanda de investidores estrangeiros, seja por preço/valuation ou por mudança de cenário, por isso sou mais construtivo no longo-prazo a despeito de minha cautela de curto-prazo.

No cenário econômico global, os dados continuam mostrando o tamanho do “estrago” que a pandemia fez no crescimento global:

PIB Mensal na Inglaterra:


Produção Industrial da Área do Euro:


Vendas e Imóveis na Espanha:



Como tenho insistido nas últimas semanas, a “nova economia” segue mostrando resiliência em meio a crise, como o resultado da Tencent na China (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/04/um-novo-cenario.html):



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?