Daily News – Riscos.


Estamos vendo uma leve realização de lucros das bolsas globais, com o dólar mais fraco no mundo, essa manhã.

O destaque das últimas horas ficou por conta da sinalização por parte de Trump de que hoje serão anunciadas medidas de retaliação à China. Além disso, na tarde de ontem, Trump assinou uma “Executive Orders” que visa “investigar” o poder das mídias sociais sobre os seus integrantes.

Como tenho comentado ao longo da semana e reforcei ontem:

O grande destaque dos últimos dias tem sido a deterioração das relações entre os EUA e a China. O Congresso dos EUA aprovou na noite de ontem medidas que podem autorizar a imposição de sanções sobre governantes chineses.

A China aprovou hoje pela manhã medidas que avançam o processo de alteração da legislação de Hong Kong.

Acredito que a deterioração desta relação possa trazer algum ruído, volatilidade e eventuais correções nos ativos de risco caso não haja um arrefecimento deste embate. Isso não necessariamente se tornará uma tendência negativa, mas precisa ser acompanhado no detalhe.

Medidas já estão sendo tomadas nesta direção por parte dos EUA: https://www.wsj.com/articles/u-s-to-cancel-visas-for-some-chinese-graduate-students-11590744602

No tocante ao cenário econômico, vejo poucas novidades. Na Coreia do Sul, as exportações dos primeiros 20 dias do mês, um dos indicadores mais coincidentes da economia global, mostram um mundo ainda bastante frágil:


Na Alemanha, as vendas no varejo de abril ficaram acima das expectativas, em muito sustentadas pelas compras “online” e de utensílios básicos para sobrevivência. Isso já mostra alguma mudança de hábito de consumo que pode vir a ser estrutural enquanto durar a crise:


Na França, a queda do “consumer spending” confirma o auge da crise em abril nas principais economias na Europa:


Não à toa, o pacote de ajuda fiscal para a região tem sido extremamente agressivo:


Neste ambiente de incerteza, a demanda por Ouro continua elevada:


Enquanto a demanda por ativos em dólar, mesmo de países emergentes, segue saudável, em detrimento a demanda por ativos em moedas locais:


No Brasil, o Congresso ontem avançou na extensão de algumas medidas e alguns pacotes de ajuda financeira à população. A novidades – positiva – é que as restrições pedidas pela Equipe Econômica foram atendidas, mostrando alguma aproximação entre o Executivo e o Legislativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?