Daily News – Otimismo no mercado. Riscos no cenário.


Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom de otimismo, na ausência de notícias relevantes no final de semana.

Destaque para a entrevista de Powell – Presidente do Fed – onde voltou a afirmar que ainda tem munição para administrar eventuais novas rodadas da crise: https://www.cbsnews.com/news/full-transcript-fed-chair-jerome-powell-60-minutes-interview-economic-recovery-from-coronavirus-pandemic/.

Na China, cidades são colocadas em “lockdown” para evitar uma nova onda de contágio pelo Covid-19: https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-05-18/over-100-million-in-china-s-northeast-thrown-back-under-lockdown?sref=qvVQ9m4Z.

Por ora, o mercado parece não estar preocupado com está eventual segunda onda e o risco de um cenário de constante “abertura e fechamento” de países ou regiões. Vejo este como um dos principais riscos ao cenário econômico global

Um ambiente de incerteza deste porte pode atrasar demasiadamente a recuperação econômica, colocando o mundo e os mercados em situação delicada.

No final de semana conversei no sábado sobre o cenário global e no domingo falei mais a fundo sobre a situação do Brasil: https://anchor.fm/tag-investimentos.

Reforcei minha mensagem de CAUTELA, onde vejo um ambiente de curto-prazo onde o mercado opera em “bandas” mas sem tendência definida. A volatilidade segue mais alta, mesmo que inferior aquela verificada em março.

No Brasil, não há novidades relevantes, exceto pela continuidade dos ruídos políticos e da polarização do país em torno de como proceder para endereçar a situação da saúde no país.

Por outro lado, Paulo Guedes deu novos sinais de comprometimento com a agenda econômica e com este governo em entrevista coletiva na sexta-feira, reduzindo – pelo menos momentaneamente – o risco de uma eventual mudança na econômica do país. Este risco, contudo, ainda existe e precisa ser monitorado diariamente.

Veja em que estágio estamos das principais vacinas em potencial para o Covid-19:


Finalmente, vejamos como os setores mais afetados pela pandemia ainda mostram enorme dificuldade em apresentar desempenho positivo de suas ações na bolsa:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?