Daily News – Medindo Riscos x Preços.


O final de semana foi de poucas novidades relevantes. Os ativos de risco estão abrindo com leve realização e lucros. Bolsas e commodities em queda com o dólar forte no mundo. O movimento, por ora, é natural após a recuperação verificada nas últimas semanas.

Seguimos na “banda” de cima dos “ranges” recentes nas bolsas, mas sem grandes tendências relevantes. Quando olhamos os movimentos entre setores, entre ações e entre países, contudo, o cenário mostra enorme diferenciação interna.

Por isso, tenho insistido que o “asset allocation”, as posições táticas, e a devida seleção de gestores/fundos será ainda mais importante neste pós crise. Falei bastante sobre isso no sábado, aqui: https://anchor.fm/tag-investimentos

De novidades, apenas o aumento de casos de infectados por Covid-19 em alguns países que começam a tentar retornar suas vidas “normais”, como na Coréia do Sul e na Alemanha. O tamanho desta “segunda onda” de contaminação será fundamental para dar conforto, ou não aos mercados nos próximos meses.

Interessante observar que o pacote fiscal americano foi tamanho, que ele será capaz, economicamente, de fazer frente a perda de renda da economia:


Além disso, seguimos observando a “Nova Economia” do setor de Tecnologia dando sustentação a bolsa do país:


Sem dúvida alguma, os EUA parecem estar em outro nível em termos econômicos e de estrutura de mercado para lidar com esta crise.

Na China, vemos uma recuperação mais evidente do crescimento, dado que o país está em um estágio mais avançado do ciclo de contaminação. Isso traz esperanças para uma normalização do resto do mundo nos próximos meses:


Vale mostrar, contudo, que muito disso vem sendo sustentado por uma nova rodada de estímulos creditícios:


Sigo com visão mais cautelosa de curto-prazo, vendo um mercado mais ajustado para o cenário corrente. Ainda vejo riscos de curto-prazo que precisam ser endereçados antes de uma nova rodada de apreciação dos ativos de risco ou uma tendência mais estrutural de alta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?