Daily News – Relação entre EUA e China é o novo foco do mercado.


A quinta-feira foi um dia interessante nos mercados. No Brasil vimos um desempenho relativo e absoluto fenomenal dos ativos locais. A alta da bolsa acabou sendo puxada por bancos e ações mais "dependentes" de juros baixos. Vimos forte queda do dólar. O movimento ajudado pelo "call" de compra de ações no Brasil feito pela Goldman Sachs.

Isso tudo aconteceu n mesmo dia em que o S&P apresentou queda de cerca de 1%, após novos ruídos na relação entre EUA e China. A China anunciou que irá reescrever a constituição de Hong Kong, o que gerou forte repreensão por parte do Ocidente.

Ainda estamos no topo de cima das bandas recentes, mas sem sinal de "rompimento".

Hoje pela manhã, os ativos de risco seguem pressionados após uma noite de dinâmica muito ruim das bolsas da Ásia, em especial com queda de quase 6% do principal índice de Hong Kong.

A China está promovendo nestes dias a reunião mais importante para as definições econômicas e políticas para os próximos anos. A primeira grande decisão foi de abandonar a meta de crescimento do PIB para este ano:


O movimento era, de certa forma esperado, mas confirma o cenário de enorme incerteza que ainda ronda o país. Além desta decisão, uma série de outras medidas de estímulo econômicas e fiscal foram divulgadas. Abaixo, segue um breve resumo cortesia do Morgan Stanley:



Abaixo, segue um panorama geral de desempenho e posicionamento dos Hedge Funds da base da Goldman Sachs. Interessante observar como há um claro viés em prol de empresas de tecnologia e saúde, além de um favorecimento a empresas defensivas em detrimento a empresas cíclicas. Estes movimentos estão em linha com a teoria de "um novo normal" que tenho insistido nos últimos meses.





O Morgan Stanley estruturou uma excelente ferramenta para acompanharmos o desenvolvimento econômico das economias que estão reabrindo. Abaixo, segue uma fotografia dos EUA e da Alemanha. Veja como há enorme diferença entre os setores, de acordo como cada país está lidando com está crise:




Para quem não teve oportunidade de ler ainda, segue um resumo do que temos feito em termos de alocações no Brasil. Em breve faremos um resumo de nossa visão offshore: https://twitter.com/DanKawa2/status/1263548561784004608?s=20.

Segue uma tabela interessante da anatomia dos ciclos de dólar no mundo:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?