Daily News – Brasil: Inflação, Contas Externas e Posição Técnica.

Os ativos de risco estão dando continuidade ao movimento positivo de ontem e, neste momento, testam, novamente, um importante rompimento técnico das bandas superiores dos “ranges” recentes.

Comentei mais a fundo sobre este cenário ontem, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/05/daily-news-risk-on.html.

Interessante observar, contudo, que os futuros das bolsas dos EUA têm apresentando uma dinâmica de apresentar alta durante a noite, com pouco volume, e operar “de lado” ou em leve queda, durante o horário normal, quando o mercado à vista está aberto.

Um rompimento completo das “bandas superiores irá demandar mais volume e uma mudança de dinâmica durante o dia.

O destaque desta manhã ficou por conta do anúncio de um pacote de ajuda fiscal na Europa. O pacote ficou acima do que era esperado em termos de tamanho, assim como o seu formato e os instrumentos que serão usados superaram as expectativas de maneira positiva:


A notícia trouxe novo alívio para os yields dos papéis na Itália, além de alta do Euro e das bolsas:


No Brasil, ontem vimos o IPCA-15 apresentar queda superior as expectativas em maio, com um quadro qualitativa bastante positivo. Os núcleos foram baixos, assim como o índice de difusão:




Este quadro viabiliza a postura do BCB em manter a Taxa Selic ainda mais baixa por ainda mais tempo.

No tocante as contas externas, vimos um superávit da conta corrente superior as expectativas. A balança comercial e a balança de serviços têm mostrado recuperação, o que compensa a queda do investimento estrangeiro direto e a saída de recursos da bolsa e do mercado de renda fixa:




A depreciação cambial e a crise econômica interna, além do “fechamento” das fronteiras, irá ajudar a promover uma forte ajuste no balanço de pagamentos, movimento que já se mostra encaminhado.

Isso pode vir a dar algum suporte a moeda do país nos atuais níveis de sua cotação.

Por fim, segue a posição técnica dos mercados locais, com alguns sinais de excesso no mercado de juros:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?