Daily News – Risk-On!


Os ativos de risco estão dando continuidade ao movimento positivo de ontem e, neste momento, testam um importante rompimento técnico das bandas superiores dos “ranges” recentes que tanto tenho comentado desde começo de abril:





Podemos dizer que alguns vetores sustentam esses movimentos: Liquides global abundante (vide abaixo o tamanho das compras de Treasury pelo Fed); pacotes fiscais expressivos; expectativas positivas em torno da reabertura econômica na Europa e nos EUA; além de preços e valuations que haviam se tornado mais atrativos com a crise:


Caso os rompimentos sejam confirmados nos próximos dias, poderemos estar buscando uma nova e mais alta banda de flutuação para os mercados. Isso vale para as bolsas (como nos gráficos acima), mas também para outros mercados:


Ainda teremos que monitorar como serão os efeitos secundários da crise econômica e os riscos em torno da abertura dos países – como um novo ciclo de contágio pelo Covid-19 – mas podemos estar diante de um pano de fundo mais construtivo, que só será de fato testado caso tenhamos uma segunda e agressiva onda de contaminação.

No Brasil, não apenas seguimos o humor global a risco, mas com “beta” maior, após o arrefecimento do risco político, que já comentei amplamente desde sexta-feira aqui: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/2352020---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-eefkhf.


Do ponto de vista global, os ativos no Brasil ficaram excessivamente “baratos” se comparados aos seus pares em dólares, especialmente o mercado de renda variável. É natural que em um movimento de recuperação, com um ambiente local menos “ruidoso”, os ativos brasileiros apresentem desempenho relativo mais positivo, mesmo que isso possa durar pouco.

Em suma, após manter minha visão de que os mercados poderiam se manter em “bandas” relativamente estreitas (que venho afirmando desde fins de março), podemos estar diante de um movimento de rompimento “para cima”, que deverá ser confirmado (ou não) nos próximos dias.

Isso pode ser a confirmação de uma tendência mais positiva para os mercados, mesmo que por tempo determinado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?