Daily News – “Climbing The Wall of Worry”


O muro de preocupação é a tendência periódica dos mercados financeiros a superar uma série de fatores negativos e continuar subindo. Geralmente, a barreira da preocupação é usada em conexão com as bolsas de valores, referindo-se à resiliência delas ao encontrar um obstáculo temporário, em vez de um impedimento permanente ao avanço do mercado.

O título deste texto, resumidamente explicado acima, tenta traduzir o que estamos vendo nos mercados desde o auge (até o momento) da crise ao longo do mês de março.

Mesmo com um ambiente econômico extremamente desafiador, a atuação contundente dos bancos centrais e dos governos, através de medidas de liquidez e com pacotes fiscais agressivos, aliados a melhora na posição técnica, estão ajudando a dar suporte aos ativos de risco.

Vejam como a recuperação econômica ainda é desigual entre países (e será entre setores):


Os EUA reabrem sua economia, sem que haja, por ora, uma “segunda onda” de contágio que possa levar a um novo fechamento do país. Este é um risco que precisa ser monitorado:


O Fed atuou com uma série de medidas e programas de liquidez:


Assim como o governo chinês promoveu um pacote fiscal ajustado relevante:


Outros termos podem descrever este momento, como:

FOMO = Fear Of Missing Out
TINA = There Is No Alternatives

Neste estágio do ciclo, mantenho minha visão de deter um portfólio balanceado entre classes de ativos e regiões do mundo. Gosto de manter uma liquidez um pouco mais elevada para aproveitar eventuais oportunidades de alocação. Anda acredito que o cenário atual irá favorecer gestores “ativos”, que buscam “valor” e sabem navegar em “águas mais turbulentas”.

O grande destaque dos últimos dias tem sido a deterioração das relações entre os EUA e a China. O Congresso dos EUA aprovou na noite de ontem medidas que podem autorizar a imposição de sanções sobre governantes chineses.

A China aprovou hoje pela manhã medidas que avançam o processo de alteração da legislação de Hong Kong.

Acredito que a deterioração desta relação possa trazer algum ruído, volatilidade e eventuais correções nos ativos de risco caso não haja um arrefecimento deste embate. Isso não necessariamente se tornará uma tendência negativa, mas precisa ser acompanhado no detalhe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?