Daily News – Otimismo! Pontual ou estrutural?


Em dia de feriado nos EUA, os mercados globais estão abrindo em tom positivo, com forte alta das bolsas na Europa e bom desempenho dos índices futuros americanos (que ao contrário do mercado “à vista” permanece aberto por quase todo o dia).

Não há novidades relevantes no cenário. Do lado positivo, temos a continuidade da reabertura das economias na Ásia, na Europa e em alguns Estados dos EUA. Vejam o exemplo da China:


Do lado negativo, tivemos ontem mais uma onda de manifestações em Hong Kong, contrárias aos sinais dados pela China de que irão reescrever a constituição do país.

As bolsas globais seguem testando as bandas de cima dos “ranges” recentes, enquanto o curto-prazo de 1 a 3 meses que eu venho comentando caminha para a sua segunda metade.

A ausência de uma nova onda agressiva de contágio pelo Covid-19 e uma eventual reverberação econômica apenas moderada da crise, pode ser um ambiente em que essas bandas superiores sejam rompidas. Assim, entraríamos em um médio-prazo (de 3 a 12 meses) com alguma visibilidade maior.

Ainda acho cedo para está afirmação, mas o cenário caminha de forma fluida.

O destaque desta manhã ficou por conta da recuperação do IFO – um dos principais indicadores de confiança da Alemanha e de toda a Europa:





Vale lembrar que a Alemanha foi um país que, aparentemente, conseguiu lidar de forma relativamente robusta com o ciclo de contágio e parece estar saindo de sua quarentena e desta crise econômica de maneira mais saudável.

No sábado, ficamos sabendo que a Hertz, uma das maiores locadoras de veículos dos EUA (e do mundo), com 700 mil carros, US$19bi em dívida e uma estrutura de capital extremamente complexa, entrou com pedido de “bankruptcy”. Notícias como essa devem se tornar comuns e pode ser importante para o encaminhamento do cenário prospectivo.

Interessante observar como o mercado de ações já recuperou parte relevante de suas perdas, mas ainda não vimos o mesmo no mercado de crédito, a despeito de fluxos positivos para a classe:


No final de semana fiz uma explanação mais ampla sobre o cenário político local, aqui: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/2352020---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-eefkhf.

O mesmo, de maneira mais resumida, pode ser visto aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1263943605313552384?s=20.

Nos últimos dias, apresentei os resumos do que temos feito de recomendação para os portfólios internacionais, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1264163153874739201?s=20.

E o mesmo para os portfólios locais, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1263783362566684679?s=20.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?