Daily News – Cenário ainda desafiador. Técnico mostra deterioração.


Os ativos de risco apresentaram forte alta ontem, mas já mostram realização de lucros essa manhã. Seguimos em um ambiente em que as bolsas globais operam na ponta de cima das “bandas” recentes, com alguma volatilidade, porém sem tendência definida.

Para quem gosta de análise técnica, segue um Fibonacci do S&P500:


Para quem gosto de olhar posição técnica, vemos que houve uma deterioração em termos de posição e valuation para a bolsa dos EUA nas últimas semanas:






Importante lembrar que existe uma concentração grande e crescente do setor de Tecnologia nos principais índices americanos e isso tem dado sustentação a recuperação dos mercados. O que vemos nos demais setores, contudo, é um cenário muito diferente de desempenho:


No que tange ao cenário econômico, destaque para os PMI´s da Europa. Os índices subiram um pouco acima das expectativas:




A região começa seu processo de reabertura, ou retorno ao “novo normal”, o que traz uma esperança de que uma retomada econômica venha a ocorrer nos próximos meses.

Como tenho insistido, a direção dos mercados daqui a 3 a 12 meses dependerá da velocidade da reabertura, da probabilidade de termos que entrar em um cenário de “abre e fecha” e dos efeitos secundários da crise na economia.

Hoje, temos pouca visibilidade sobre estes temas e os preços dos ativos de risco parecem estar ajustados para este cenário. Por isso, espero um curto-prazo (1 a 3 meses) de volatilidade, mas sem tendências definidas.

Obviamente, uma vacina ou tratamento para a pandemia seria um ponto de inflexão positivo para este ambiente.

Na Coréia do Sul, vemos que as exportações seguem pressionadas, mesmo que de maneira mais branda do que nos primeiros 10 dias do mês de maio. O número aponta para uma economia global ainda bastante fragilizada:


O mesmo pode ser dito das exportações do Japão em abril. Vemos uma forte alta das importações, fruto da demanda por bens farmacêuticos para lidar com a pandemia:



O Brasil segue refém do cenário internacional, ainda precisando lidar com seus desafios políticos internos. A pandemia parece estar no seu auge localmente, o que gera uma sensação de desconforto.

Espera-se que no final de maio e ao longo de junho começaremos a ver um arrefecimento deste quadro. Caso isso não ocorra, poderemos entrar em uma dinâmica mais preocupante no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?