Daily News – Aumento das Incertezas.


Os ativos de risco estão passando por mais um momento de instabilidade. Acredito que o movimento seja normal e, até mesmo, esperado, após a rápida e acentuada recuperação verificada em abril.

Vejo alguns vetores/argumentos para que o mercado permaneça volátil, sem grandes tendências e possa testar os níveis mais baixos das “bandas” recentes:

Incerteza em relação a retomada econômica; novos atritos entre EUA e China; dificuldade do Ocidente em reabrir em meio a um “novo normal”; uma crise mais aguda e de tempo de recuperação mais prolongado que o imaginado; preços menos atrativos após a recuperação de abril; são alguns desses vetores.

No Brasil, além dos desafios globais, seguimos em um ambiente interno de ruídos entre os três poderemos. Parece haver uma desorganização – no geral – no combate ao Coronavírus e uma falta de apoio para as medidas de estabilização econômica e posterior ajuste. Isso tudo coloca o país em situação de fragilidade.

Ontem vimos as vendas no varejo de março apresentarem forte queda, como era esperado. Vimos uma enorme dispersão entre os setores, o que fica visível também nos resultados corporativos e no desempenho das ações nas últimas semanas:




Hoje, Trump declarou que gostaria de um dólar forte, o que está ajudando a dar ainda mais ímpeto a alta da moeda americana essa manhã.

Na Europa, níveis importantes estão sendo testados no setor bancário, mostrando a enorme diferença para o que temos visto no setor de tecnologia dos EUA. Esta dinâmica está em linha com a minha tese de grandes mudanças nessa “nova economia” o que torna a seleção de ações/setores ainda mais relevante:


Por fim, no mercado de Petróleo, importante monitorar o número de contratos em aberto do primeiro contrato futuro com vencimento para os próximos dias afim de não ser pego desprevenido com o movimento de zerada que ocorreu mês passado e levou o primeiro vencimento a níveis negativos:

WTI WATCH: Front-month Jun futures contract (CLM0) still has 138 million barrels due for delivery, with just four trading sessions before expiry. The liquidation rate will have to accelerate significantly soon to avoid a repeat of the volatility that marked the previous expiry.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?