Movimentos interessantes...


Os ativos de risco estão dando alguns sinais interessantes ao longo desta quinta-feira. Observamos um movimento de dólar forte no mundo, que teve início com a queda do CNY na China durante a noite e acabou sendo acentuada após a reunião do ECB na Europa. Draghi e Cia trouxeram poucas novidades ao cenário, o que ajudou a reforçar a mensagem de juros mais baixos por mais tempo, levando a uma nova onda de pressão no EUR.

Continua me chamando bastante a atenção o que vem ocorrendo na China (https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/07/china-em-foco.html). O governo segue divulgando medidas de afrouxamento monetário, financeiro e fiscal. A postura dos policy makers aparenta certo pânico com o cenário de curto-prazo. O CNY, a moeda da China, voltou a apresentar depreciação relevante para os padrões da moeda. Caso este movimento continue, poderá ter reverberações e contágio relevante para os demais mercados financeiros globais.

O dia foi de abertura de taxas de juros nos EUA, após números robustos de Durable Goods e Jobless Claims e ainda refletindo os efeitos positivos do “acordo”, ou “trégua”, anunciada entre EUA e Europa no tocante a “guerra comercial”. Amanhã teremos a importante divulgação do PIB do segundo trimestre, cujas expectativas já se mostram bastante elevadas.

No mercado de renda variável, nos EUA, estamos vendo um movimento relevante de diferenciação entre setores, o que ainda mantém os índices muito próximos aos picos históricos. A divulgação do resultado trimestral da Amazon será extremamente importante, depois do que vimos após a divulgação do Facebook (https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/07/trump-to-world-winning.html).

Os ativos no Brasil continuaram a seguir o humor global a risco, com fortalecimento do dólar, juros mais elevados e steepening da curva, e queda da bolsa. Não há novidades relevantes no cenário de Brasil.

O dia de hoje em nada altera minha visão para os mercados e os portfólios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Daily News – Sobre Bancos Centrais e Juros.