Giro do Final de Semana

By Dan Kawa

 

Taiwan – A China continuou seus exercícios militares na região. Além disso, ainda trabalha com medidas econômicas contra a Ilha. Empresas como a Apple já sinalizam que podem adiar o lançamento de produtos devido ao “conflito” na região. A despeito de não termos visto um “Cisne Negro” na semana passada, os efeitos econômicos e para os mercados ainda podem ser sentidos ao longo do tempo.

 

EUA – Os dados de emprego na sexta-feira foram fortes, o que levou membros do Fed a voltarem a sinalizar para a possibilidade de manutenção do ritmo de alta de juros em 75bps na próxima reunião do FOMC. O Core CPI, na quarta-feira, será determinante para a direção e a tendência dos mercados.

 

Um novo pacote fiscal acabou de ser aprovado no Senado e agora irá para a Câmara. Ainda verei no detalhe os possíveis impactos da nova legislação, mas o grande foco ficou para a “economia verde”: https://www.wsj.com/articles/democrats-climate-plan-gets-early-green-light-11659798389?mod=djemalertNEWS.

 

China – Cenário ainda de pouca visibilidade. Novos “lockdowns” localizados voltaram a ser anunciados. Não há sinais consistentes de estabilização do crescimento.

 

Mercados – Os ativos de risco reagiram até que de maneira saudável aos dados de emprego nos EUA na sexta-feira. Na minha visão, não há mudanças estruturais concretas no cenário econômico. Ainda temos um ambiente de inflação alta, necessidade de alta de juros e aperto das condições financeiras nas economias desenvolvidas. Isso ocorre em paralelo a uma desaceleração do crescimento.

 

Contudo, com valuations mais atrativos e uma posição técnica mais saudável, os mercados têm apresentado uma dinâmica mais positiva desde julho. Estamos diante de um cenário ainda desafiador, mas valuation e posição técnica mais construtivos. Isso pode dar alguma sustentação adicional de curto-prazo aos ativos de risco. Todavia, o pano de fundo econômico ainda me parece desafiador. O Core CPI nos EUA essa semana será determinante para os próximos movimentos de mercado.

 

Brasil – A percepção de que estamos perto do final do ciclo de ajuste de juros ajudou a dar suporte aos ativos do país ao longo da semana. Preços e valuations parecem atrativos e a posição técnica se mostra saudável. No entanto, ainda teremos uma eleição nos próximos 60 dias e a dinâmica internacional pode afetar os preços locais no curto-prazo.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?