Daily News – De volta às tendências...

Depois de quase 2 meses os ativos de risco dão o primeiro sinal de fadiga no movimento de recuperação, com queda das bolsas, alta do dólar e abertura de taxa de juros, em movimento coordenados, muito parecidos aqueles que vigoraram no primeiro semestre do ano.

 

Destaque da manhã para a depreciação do Yuan (CNY), moeda da China, em seu patamar mais fraco desde 2020.

 

Comentei sobre a minha expectativa desta possibilidade nos últimos dias: https://twitter.com/DanKawa2/status/1560199014569631746?s=20&t=-AhjLE1xuUyxUWO5JNdssA.

 

Grosso modo, nos últimos dias, vimos indicadores de inflação mais altos no mundo desenvolvido, especialmente na Europa, e uma sequência de membros do Fed, o Banco Central Americano, alertado para a necessidade de continuidade do processo de aperto monetário.

 

Ainda vejo um cenário em que teremos que conviver com inflação mais alta, por mais tempo, mesmo que com algum arrefecimento nos números cheios devido a queda das commodities. Isso irá demandar juros mais altos, mesmo em um momento de desaceleração econômica global.

 

A inflação na Alemanha, medido pelo PPI – preços ao produtor – se aproximando dos 40% YoY, muito acima das expectativas do mercado:







O mercado imobiliário americano já dá sinais evidentes de desaceleração:

 


No Brasil, os ativos locais devem seguir o fluxo e a dinâmica internacional no curto-prazo. Ontem tivemos a pesquisa Datafolha para presidente: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/08/datafolha-bolsonaro-avanca-e-vantagem-de-lula-agora-e-de-15-pontos-no-1o-turno.shtml.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?