Daily News – Inflação: Brasil & EUA

Todas as atenções do dia estarão voltadas para a divulgação do Core CPI (núcleo da inflação) de julho nos EUA. Olhando a dinâmica recente de mercado, acredito que apenas um número muito mais alto do que as expectativas, e com um qualitativo muito ruim, será capaz de alterar a dinâmica mais positiva de curto-prazo.

 

Ainda me parece que teremos que conviver com inflação mais alta por mais tempo nos EUA (e no mundo), mas há questões técnicas, de valuation e posicionamento, que parecem estar dando suporte de curto-prazo às bolsas globais (não tanto as commodities e outras classes).

 

No Brasil, o IPCA de julho divulgado ontem mostrou uma esperada deflação, liderada por medidas promovidas pelo governo, como queda de impostos e uma queda no preço dos combustíveis. Olhando nos detalhes, ainda vemos uma inflação de Serviços elevada e núcleos relativamente altos:

 


A Ata do Copom mostrou um Comitê que não fechou as portas para novas altas na Taxa Selic, mas um viés em manter os juros em 13,75% por um período mais longo de tempo. Espero uma Selic entre 13,75% e 14% por alguns meses, mas o fim do ciclo de alta, por si só, já pode ser visto como um vetor positivo aos ativos locais.

 

A inflação ainda é um problema global não totalmente endereçado, como podemos ver nos números da Alemanha. Bancos Centrais mais duros ainda devem manter as taxas de juros mais altas por um longo período de tempo:

 


O preço da energia para um ano na Europa e, especialmente na Alemanha, continua em forte alta e fazendo novos picos históricos: GERMAN POWER FOR NEXT YEAR RISES 2% TO RECORD EU415/MWH - BBG

 

A China anunciou que s exercícios militares no entorno de Taiwan foram concluídos. Há sinais de espalhamento da pandemia em partes da China, o que pode levar a novos “lockdowns” no país, com implicações ao crescimento global. O dia foi de forte quedas as ações do setor imobiliário, após rumores de não pagamento de alguns “comercial papers” por parte de uma das empresas do setor.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?