Daily News – Climbing the wall of worry

Estamos amanhecendo com alta das bolsas e cryptos, dólar fraco, mas queda no preço das commodities. Ontem o destaque ficou para a forte abertura de taxa de juros nos EUA, após membros do Fed reafirmarem a necessidade de combate à inflação.

 

Pelosi chegou a Taiwan. Em resposta, a China anunciou uma série de exercícios militares no entorno da ilha, assim como um pacote de sanções comerciais ao país.

 

Os números econômicos americanos continuam apontando para uma desaceleração econômica. Ontem foi a vez do JOLTs – número de empregos. O mercado continua a ler números mais fracos como positivo para os ativos de risco, por reduzir a necessidade de um ajuste mais acentuado nas taxas de juros.

 



No Brasil, a produção industrial ficou levemente abaixo das expectativas, mas sem grandes surpresas ou novidades. A produção no Brasil segue andando “de lado” nos últimos meses:

 



Na Europa, as vendas no varejo de junho apresentaram queda de 1,2% MoM, muito abaixo das expectativas. O cenário para a região segue bastante desafiador.

 


O mercado, especialmente as bolsas, tem mostrado uma dinâmica bastante robusta nas últimas semanas, mesmo diante de dados econômicos ainda desafiadores. Me parece que a posição técnica e os valuations estão ajudando a dar sustentação a este movimento, assim como a expectativas de que as taxas de juros não precisarão subir tanto quanto o imaginado.

 

A desaceleração econômica, por ora, está sendo lida como um movimento normal do ciclo. Ainda não há uma visão ampla de que teremos uma recessão global mais aguda, o que ajuda a evitar um ambiente mais desafiador para os ativos de risco.

 

Este pano de fundo pode continuar prevalecendo no curto-prazo, mas ainda tenho receio de um ambiente de inflação mais alta, por mais tempo, com uma provável recessão global, afetando o humor dos mercados nos próximos 6 a 12 meses.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?