Daily News – Eleição, Inflação & Juros

A manhã está sendo de recuperação dos ativos de risco, com alta das bolsas, commodities e cryptos; dólar fraco e taxas de juros estáveis no mundo desenvolvido.

 

Na Alemanha, o IFO – importante indicador de confiança da região – confirmou um cenário desafiador para a Europa. Porém, ficou acima das expectativas do mercado:

 


No Brasil, a pesquisa Exame/Ideia mostrou continuidade da tendência de fechamento do gap entre Lula e Bolsonaro na corrida eleitoral:

 

📊 PESQUISA PRESIDENCIAL NACIONAL - EXAME/IDEIA, DE 19/08 A 24/08:

 

🔴Lula (PT): 44% (=)

🟢Bolsonaro (PL): 36% (+3)

🟡Ciro (PDT): 9% (+1)

🟣Tebet (MDB): 4% (=)

 

• 5% B/N/NS/NR (-2)

 

• Margem de erro: 3,0 pp.

 

O IPCA15 divulgado ontem mostrou uma deflação liderada por energia e gasolina. Os núcleos, os serviços e a difusão continuam elevados, trazendo desafios ao banco central. De qualquer forma, acredito que estamos no final do ciclo de alta de juros e a estratégia do BCB será manter as taxas mais altas por mais tempo:

 




Alguns desenvolvimentos na China que merecem menção. Primeiro, o país está passando por um grave período de intenso calor, o que tem levado a problemas no sistema hídrico e elétrico. Diversas regiões do país já convivem com apagões e racionamento.

 

Isso deverá afetar o crescimento ao longo do segundo semestre do ano.

 

O governo anunciou recentemente medidas que visam dar sustentação ao setor imobiliário, o que acabou ajudando a dar impulso ao setor de commodities ao redor do mundo nos últimos dias. Acredito que as medidas são positivas no curto-prazo, mas podem ser insuficientes no longo-prazo para alterar a dinâmica negativa da economia.

 

Nos EUA, ainda existe o risco do Fed optar por manter o ritmo de alta de juros, a depender dos próximos dados de inflação: https://www.wsj.com/articles/feds-bostic-says-more-strong-data-could-tip-fed-toward-75-basis-point-rate-increase-11661419802?mod=Searchresults_pos1&page=1.

 

Estamos observando mais um dia de forte alta no preço do Gás Natural:


 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?