Daily News – Momento de Reflexão

Estou em um momento de bastante reflexão sobre os mercados, pois vejo um cenário econômico ainda extremamente desafiador, porém uma reação dos ativos de risco que parece me sinalizar que podemos estar diante de alguma mudança paradigma ou tendência, para uma direção mais positiva e estrutural.

 

Ainda não estou disposto a abraçar totalmente esta tese estrutural mais positiva, mas preciso ter a humildade de reconhecer que a dinâmica do mercado precisa ser respeitada.

 

Na margem, passado uma recuperação de quase 6 semanas dos ativos de risco, estou um pouco mais cauteloso, novamente, com o cenário externo, dado que já vejo indicadores de sentimento mais otimistas, melhora de preços e alta dos valuations, em meio a um cenário econômico ainda desafiador.

 

As Minutas do FOMC, nos EUA, apontaram para um Fed ainda cauteloso e comprometido em trazer a inflação para baixo. Contudo, a comunicação do Fed tem sido errática, por vezes, e o mercado tem interpretado isso como um sinal de que ele irá desacelerar o processo de alta de juros a qualquer sinal de desaceleração da economia.

 

Vejo os próximos dados de inflação nos EUA como essenciais para a dinâmica dos ativos de risco. Meu receio ainda é de que teremos que conviver com uma inflação alta por mais tempo, mas entendo que qualquer sinal mais brando de inflação pode manter os mercados animados.

 

Ontem recebemos Paulo Guedes no TAG Summit, que nos passou uma perspectiva interessante do que foi feito na economia e o que ainda pode ser feito no Brasil: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/08/17/paulo-guedes-diz-que-fica-no-governo-bolsonaro-em-caso-de-reeleicao.ghtml.

 

Os ativos no Brasil, devido ao seu “beta” global, podem vir a sofrer neste ambiente, mas sigo mais construtivo estruturalmente com os ativos locais, nos atuai níveis de preços e valuation, em uma posição técnica que me parece extremamente saudável.

 

Hoje 14 aeroportos serão leiloados no Brasil, com expectativa de investimentos de R$7bi ao longo de 30 anos nestes terminais.

 

Ainda vejo o problema do Gás na Europa como um grande desafio a ser superado pela economia global:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?