Daily News – Debate Eleitoral & Aversão a Risco

Os ativos de risco estão dando continuidade ao movimento negativo verificado na sexta-feira após o discurso de Powell, com queda das bolsas, commodities e cryptos; alta do dólar e abertura das taxas de juros. Comentei mais a fundo sobre está dinâmica aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1563266739286159362?s=20&t=uUEvB8dtBWX19WOcSMC1Bg.

 

Veja a Taxa de juros de 2 anos nos EUA voltando os picos recentes, assim como o Dólar Index (DXY):

 




No Brasil, o destaque ficou por conta do primeiro debate eleitoral entre os candidatos a presidente. Minha impressão superficial sobre o tema foi:

 

Lula – Nota 5 – Não conseguiu combater de forma concreta o tema “Corrupção”, seu maior ponto fraco. Ao tentar exaltar suas conquistas do passado, ainda fica distante de um eleitor mais jovem, que não viveu seu governo. Foi a grande “vidraça” entre todos os candidatos.

 

Bolsonaro – Nota 7 – Se saiu bem, colocando as conquistas de seu governo e adotando um tom mais agressivo contra seu maior oponente. Escorregou grandiosamente ao bater boca com Vera Magalhães e Simone Tebet, trazendo à tona uma se suas maiores fragilidades, que é o tema feminino. Se não fosse isso, poderia ser uma nota 9.

 

Ciro – Nota 7 – Como sempre, tem uma boa retórica. Fala bem. Contudo, seu ar professoral e suas propostas antigas parecem pouco executáveis e muito distantes do eleitor médio. Acabou mostrando uma de suas fragilidades ao tentar debater o tema feminino com Bolsonaro.

 

Tebet – Nota 8 – Talvez a que tenha conseguido mostrar melhor quem é e ao que veio, dado sua menor exposição em um ambiente polarizado. Falou bem, conseguiu combater os dois extremos e por estar fora do “Fla x Flu”, não foi vítima de grandes pressões.

 

De modo geral, até o achei o debate mais civilizado do que de costuma para os padrões do Brasil. Pudemos ouvir propostas, feitos e poucas baixarias no geral em frente às câmeras.

 

A alta exponencial do preço de energia na Europa continua, com o preço da energia para 1 ano na Alemanha acima de 1mil pela primeira vez na história:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?