Daily News – Cenário vs Mercado

Os ativos de risco estão abrindo o dia com leve viés negativo, após uma recuperação ao longo da tarde de ontem. Acho que precisamos diferenciar entre o que estou vendo de cenário econômico e qual tem sido a reação do mercado.

 

Em termos de cenário econômico, os dados globais continuam apontando para uma desaceleração do crescimento, com riscos elevados de recessão em algumas regiões do mundo, em um ambiente de pressão no mercado de trabalho e inflação ainda elevada.

 

Nos EUA, ontem, o Empire Manufacturing – indicador de confiança que costuma ser um bom antecedente para a atividade econômica – apresentou forte queda, indicando pressão negativa no crescimento americano.

 

No que tange aos mercados, vejo uma pressão no mercado de commodities, um viés altista para o dólar, porém uma reação mais positiva na bolsa. Na minha visão, essa reação mais construtiva da bolsa tem a ver com expectativa de menos altas de juros, em meio a um pano de fundo de posição técnica mais saudável.

 

Ainda tenho dúvidas em relação a sustentabilidade deste movimento, mas precisamos ser humildes em reconhecer que algo pode estar mudando e a movimentação de mercado pode ser algum sinal.

 

No Brasil, destaque para pesquisa eleitoral do IPEC, que mostra Lula com 12% de vantagem sobre Bolsonaro no primeiro turno: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/pesquisa-eleitoral/noticia/2022/08/15/ipec-lula-tem-44percent-e-bolsonaro-32percent-no-1-turno-de-2022.ghtml?utm_source=push&utm_medium=app&utm_campaign=pushwebg1.

 

Ontem tivemos mais um dia de ancoragem da curva de juros, que acabou dando suporte aos ativos cíclicos domésticos, em detrimento aos cíclicos globais, na bolsa local. O mercado tem reagido melhor após a estabilização da curva de juros (comentei sobre essa possibilidade há algumas semanas atrás aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_cdi-bolsa-acoes-activity-6961053271687868417-a4Fd?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web).

 

Passada a temporada de resultados corporativos no Brasil, há sinais de inversão de ciclo positivo em diversos setores e para diversas ações da bolsa, o que também está sendo um vetor de sustentação ao bom desempenho recente dos ativos locais.

 

Na Europa, o aumento do preço a energia continua a ser um enorme risco a sustentabilidade da economia global.

 

O ZEW, importante indicador de confiança na Alemanha, apresentou mais um mês de queda, mostrando os enormes desafios para a economia da Europa.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?