Daily News – Otimismo

Números de inflação mais baixos do que o esperado nos EUA ontem deram ímpeto adicional aos ativos de risco, em especial, às bolsas globais. Meu comentário de ontem segue válido:

 

Olhando a dinâmica recente de mercado, acredito que apenas um número muito mais alto do que as expectativas, e com um qualitativo muito ruim, será capaz de alterar a dinâmica mais positiva de curto-prazo.

 

Ainda me parece que teremos que conviver com inflação mais alta por mais tempo nos EUA (e no mundo), mas há questões técnicas, de valuation e posicionamento, que parecem estar dando suporte de curto-prazo às bolsas globais (não tanto as commodities e outras classes).

 

A despeito de uma inflação em patamar alto e incompatível com a meta do Fed, o mercado opera questões marginais e um número abaixo do consenso aumenta as expectativas de que o pior da inflação tenha ficado para trás.

 

Membros do Fed vieram à mídia declarar que a batalha contra a inflação está longe de estar vencida e que o processo de alta de juros e redução de liquidez irá continuar. Por ora, não é isso que irá alterar a dinâmica do mercado no curto-prazo, mas o cenário estrutural ainda merece atenção:

 


O Fed terá uma batalha dura, pois observamos um forte afrouxamento das condições financeiras nas últimas semanas, com alta das bolsas e fechamento das taxas de juros, o que dificulta o combate à inflação.

 

No Brasil, além deste ambiente externo mais favorável, estamos passando por um momento importante interno, que comentei mais a fundo aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1557465625580167170?s=20&t=waeppe40maOFI4V-sJ-wyg.

 

Destaque para o excepcional resultado do Banco do Brasil divulgado na noite de ontem, que deve ajudar o “bom humor” do mercado de ações local.

 

Na Europa, a situação energética segue bastante complicada:

 


Uma nova onda de Covid na China deve complicar a recuperação do crescimento do país:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?