Daily News – Brasil: Eleição, Valuation e Técnico

Os ativos de risco estão em compasso de espera para a divulgação dos números de inflação nos EUA (Core CPI) amanhã. No Brasil, as eleições entraram definitivamente no radar do mercado.

 

Escrevi mais a fundo sobre o tema eleições e mercado na tarde de ontem: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_pesquisas-mercados-daejlar-activity-6962506355857330176-EXJ-?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web.

 

Ainda no Brasil, hoje começa a ser pago o novo Auxílio Brasil, que pode ter um efeito adicional relevante na campanha eleitoral: https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/programas-sociais/noticia/2022/08/09/auxilio-brasil-novo-valor-como-saber-se-foi-aprovado-calendario-de-agosto.ghtml.

 

O resultado do Itaú, o maior banco privado do país e um importante membro do Ibovespa, foi bem recebido pelo mercado, o que pode ajudar a manter a sustentação na bolsa local.

 

Vejo a posição técnica do mercado local como bastante saudável. Os fundos multimercados não apresentam grandes posições direcionais nos ativos locais, assim como o investidor estrangeiro. Isso tem ajudado a sustentar o movimento positivo recente e pode estendê-lo, caso um ambiente mais construtivo se desenvolva nos próximos meses.

 

De qualquer forma, ainda temos um longo caminho até as eleições e um cenário internacional desafiador. Espero ainda bastante volatilidade, a despeito de meu viés mais construtivo com os ativos locais.

 

Interessante notar que não há sinais consistentes de recuperação do mercado imobiliário na China: https://twitter.com/DanKawa2/status/1556748584686473216?s=20&t=_KJAFfRRLcm9l4FqpN9-Qg.

 

As manobras do país no entorno de Taiwan continuam. Nesta manhã, Taiwan acusou a China de estar se preparando para tomar o Estreito de Taiwan e invadir a Ilha.

 

A inversão da curva de juros nos EUA (10yrs-2yrs), que costuma preceder recessões, continua a chamar a atenção dos investidores (fonte: Bloomberg):

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?