Daily News – China: A Realidade se Impõe

Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom negativo, após os dados de atividade econômica de julho na China surpreenderem negativamente as expectativas do mercado. A semana começa com queda das bolsas, commodities e cryptos, com dólar forte e fechamento de taxa de juros.

 

Os números de produção industrial, vendas no varejo e do setor imobiliário sinalizaram para uma enorme fragilidade da economia da China em julho, levando o PBoC a promover um corte de 10bos, não esperado pelo mercado, em sua taxa básica de juros:

 



Como tenho comentado nas últimas semanas, a narrativa do mercado tem se alterado de forma rápida e acentuada. Saímos da narrativa da “Inflação” que predominou por grande parte do primeiro semestre, para a narrativa do “Goldilocks” (crescimento “ok”, inflação fazendo o pico e Fed podendo ser menos duro na condução da política monetária).

 

Além disso, um excesso de pessimismo nos indicadores de sentimento e na posição técnica, com preços e valuations atrativos vinham dando suporte aos ativos de risco neste segundo semestre. Meu receio sempre foi de que a narrativa da “Recessão” pudesse vir a tona, em um ambiente de inflação ainda alta no mundo e necessidade de continuidade no processo de alta de juros.

 

Ainda me parece cedo para cravar que a tendência mais positiva dos ativos de risco se encerrou, mas os dados de China hoje elevam a minha preocupação em relação ao risco de uma recessão global.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?