Daily News – Sem Mudança de Cenário

A última semana trouxe pouquíssimas, ou nenhuma, novidade no campo econômico global. Nenhum dos vetores que tenho acompanhado sofreram alterações relevantes, a despeito de uma movimentação de alta volatilidade dos ativos de risco.

 

A guerra na Ucrânia continua e os efeitos no mercado de commodities e na cadeia global de suprimentos só estão aumentando. Nos EUA, o Fed parece querer deixar claro sua intenção em acelerar o ritmo de alta de juros para 50bps por reunião, com posterior redução do seu balanço. Na China, a pandemia vem trazendo impactos não desprezíveis a atividade econômica de curto-prazo.

 



No Brasil, destaque para a última sinalização do banco central e seu impacto no mercado local de juros, bolsa e câmbio, que comentei mais a fundo aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_uma-breve-vis%C3%A3o-sobre-o-cen%C3%A1rio-para-os-mercados-activity-6912866670302613504-4Kro?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web.

 

Há sinais um pouco mais preocupantes de uma potencial recessão global: The difference between UoM consumer sentiment (focus on inflation) and CBs consumer confidence (focus on employment) is at its highest level since the 70s. When this gap peaks, a recession tends to follow:

 



Na Europa, a nova variante da pandemia se alastra, mas, até o momento, sem causar grandes impactos no crescimento. Com a vacinação avançada, a sociedade parece mais ajustada em como lidar com a situação:

 


A guerra, contudo, é um grande desafio ao crescimento europeu. Tanto o IFO, na Alemanha, um dos principais indicadores de confiança da região, e as vendas no varejo da Inglaterra, apresentou quedas superiores as expectativas:

 

GERMAN IFO BUSINESS CLIMATE ACTUAL 90.8 (FORECAST 94.2, PREVIOUS 98.9)

UK CORE RETAIL SALES MOM ACTUAL -0.7% (FORECAST 0.5%, PREVIOUS 1.7%)

 

Ainda acho cedo para temer uma recessão global, mas certamente este será um tema que ganhará corpo na discussão do mercado nas próximas semanas/meses.

 

O que tenho feito? Poucas mudanças estruturais nos portfólios. Após um longo-período fora das proteções, voltei a pensar em hedges paras os portfólios, como a compra de Ouro, Call-Spreads de Dólar e Put-Spreads de S&P.

 


Sigo mais confortável em carregar posições em Brasil (Bolsa e juros) por valuations e posição técnica. Ainda estou pouco confortável com mercados internacionais por cenário e valuations.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?