Daily News – Pandemia Chinesa, Potencial Acordo de Paz & “Tech Wreck” na China

Com a sinalização e declarações de que as negociações para algum acordo entre Ucrânia e Rússia, os ativos de risco estão abrindo o dia em tom mais positivo, após uma aversão a risco acentuada no final de sexta-feira.

 

Confesso que ainda tenho dificuldades em acreditar nestas sinalizações, enquanto vejo uma ação muito agressiva por parte da Rússia no âmbito militar:


 

O destaque desta manhã está por conta da abertura de taxas de juros no mundo desenvolvido.


 

O final de semana foi de notícias mais negativas, conforme escrevi aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1502988292295471119?s=20&t=uPEeY7Q7EdrShgA1YI8ETw.

 

A “explosão” da Omicron na China e sua política de “Covid Zero”, com lockdown de Shenzen, uma cidade com 17mm de habitantes, parece, neste momento, estar sendo subestimada pelo mercado. Sabemos que o ciclo da Omicron leva de 2 a 6 semanas. Caso a China decida por lockdowns e medida agressivas de distanciamento, isso será mais um choque fundamental na cadeia produtiva global.

 

Mesmo que pontual e endereçável, este choque pegará a economia mundial em situação de maior fragilidade e com diversos vetores de pressões inflacionarias para administrar.

 

A reação dos mercados na Ásia tem sido mais agressiva do que a reação dos demais mercados globais:


 

No Brasil, a sexta-feira, o IPCA de fevereiro mostrou a manutenção de uma dinâmica negativa de preços, com inflação alta, mais disseminada e qualitativamente ruim. Isso tem levado o mercado a reacessar sua expectativa para a taxa de juros terminal da economia, neste ciclo de alta de taxas:

 





O mercado de renda fixa, em especial o mercado de crédito começa a mostrar sinais de fragilidade. Tenho reforçado minha cautela nessa classe e acredito que momentos melhores de alocações estão por vir:



 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?