Daily News – Mantendo o cinto de segurança apertado!

Há poucas novidades em relação ao conflito na Ucrânia. Os mercados continuam a operar com elevada volatilidade de curto-prazo. Será quase impossível prever e explicar os movimentos de curto-prazo nos próximos dias e semanas. Assim, minha intenção é focar nos efeitos de longo-prazo desta guerra.

 

No Brasil, ontem, vimos as vendas no varejo de janeiro acima das expectativas, mas com um quadro qualitativo ruim que em nada alteram a expectativa de um crescimento baixo ou negativo do país este ano:

 


No campo inflacionário, a Petrobras anunciou reajuste no preço dos combustíveis, o que deve ter um impacto de cerca de 50-60bps na inflação. A movimentos no governo para anunciar medidas que venham a aliviar este impacto no consumidor final.

 

O CAGED apresentou robusta criação de vagas de trabalho em janeiro:

 


Nos EUA, o Core CPI (inflação) de fevereiro ficou em linha com as expectativas, confirmando um cenário e inflação alta e preocupante. A nova rodada de alta no preço das commodities de trazer ainda mais pressão altista aos preços americanos.



 

Na Europa, mesmo diante da fragilidade da economia com o conflito mais ao oriente, o banco central sinalizou para a aceleração do processo de retirada de estímulos da economia.

 

Este é o tema que mais me preocupa e incomoda para o ano de 2022 e que me mantém cauteloso com ativos internacionais nos próximos meses. A guerra na Ucrânia apenas acelerou e acentuou este tema com a alta adicional no preço das commodities.

 

A segunda derivada deste conflito, a depender da duração, será um efeito negativo no crescimento, devido a menor renda disponível para compras discricionárias.

 

Na China, os dados de crédito ficaram muito abaixo das expectativas em fevereiro, um enorme ponto de atenção adicional para o cenário. Há a expectativa de algum suporte monetária, fiscal e creditício da China ao crescimento. Os números de hoje apontam em outra direção. A conferir...



 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?