Daily News – China Fear.

A despeito de uma sequência positiva de dados econômicos de janeiro e fevereiro na China, a noite foi de quedas acentuadas (5% a 7%) dos índices de bolsa chineses. Esta dinâmica está causando mais uma manhã de aversão a risco nos mercados globais.

 





Ontem comentei que:

 

A “explosão” da Omicron na China e sua política de “Covid Zero”, com lockdown de Shenzen, uma cidade com 17mm de habitantes, parece, neste momento, estar sendo subestimada pelo mercado. Sabemos que o ciclo da Omicron leva de 2 a 6 semanas. Caso a China decida por lockdowns e medida agressivas de distanciamento, isso será mais um choque fundamental na cadeia produtiva global.

 

Mesmo que pontual e endereçável, este choque pegará a economia mundial em situação de maior fragilidade e com diversos vetores de pressões inflacionarias para administrar.

 

Os dados econômicos de janeiro e fevereiro ficaram bem acima das expectativas, mas o cenário prospectivo, diante dos lockdowns devido a nova onda da pandemia, já apresentou mudança substancial nos últimos dias.

 

Já há clara deterioração nos yields dos produtos de renda fixa nos EUA. Vejo um efeito da alta das taxas das Treasuries e outro efeito de abertura de spreads (piora na percepção do risco de crédito):

 


A pesquisa de posição técnica do BofA Merrill Lynch, uma das mais completas e respeitadas do mercado, mostra uma clara melhora na qualidade da posição técnica. A melhora é um sinal positivo, porém não determinante para uma mudança de dinâmica dos ativos de risco:

 



Uma posição técnica mais saudável pode ajudar em “rebounds” rápidos e acentuados, porém pontuais. Uma melhora de tendência precisa ser acompanhada de uma mudança de cenário (inflação, liquidez, Ucrânia).

 

No Brasil, a deterioração do cenário na China levou a uma forte queda do Ibovespa, desta vez puxado pelas ações de Commodities, em especial as de commodities metálicas, cuja representativa do índice é bastante elevada.

 

É natural supor que neste “novo ambiente” os fortes fluxos que vimos para EM e Brasil sejam congelados por algum tempo, mesmo que pontualmente.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?