Daily News – More Pain...

O conflito na Ucrânia e as sanções do Ocidente na Rússia continuam sendo o principal vetor de atenção dos mercados financeiros globais. O final de semana foi de continuidade de ataques russos à Ucrânia e de novos embargos à economia da China, o que mantém os ativos de risco sob forte pressão.


 

Fiz um resumo dos eventos do final de semana na manhã de ontem, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1500432467030859779?s=20&t=vr-Re3uNk00mBbAqT3J3pw.

 

O principal canal de contágio do conflito (em termos econômicos e sem menosprezar o impacto social e humano) fica por conta da alta de preços “parabólica” de todo o completo de commodities, desde o Petróleo, até o Gás Natural na Europa e as commodities agrícolas:


 

No Brasil, a paridade da Gasolina aos preços internacionais ultrapassa os 30% e, no final de semana, o Chairman do Conselho da Petrobras anunciou que não continuará no cargo em um próximo mandato. Vale lembrar que seu mandato termina em abril e ele já havia sinalizado a intenção de sair. De qualquer forma, é um ruído desnecessário no momento atual:

 


A economia russa migra para uma situação de total isolamento, com fortíssima depreciação de seus ativos e a inacessibilidade total ao Ocidente:


 

O impacto nos mercados europeus é evidente e a cada dia mais acentuado, dado a enorme dependência da Europa às commodities da Rússia e da Ucrânia:


 

Há sinais de que os indicadores técnicos e de sentimento já estão em níveis de bastante pessimismo, o que poderia causar espasmos pontuais de recuperação dos ativos de risco:

 





Contudo, como estamos em um cenário extremamente desafiador, ainda parece muito cedo para acreditar em mudança de tendência negativa. Sigo mais negativo no curto-prazo, mesmo que “rebotes” pontuais possam acontecer.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?