Daily News – No End In Sight

A noite foi de poucas novidades relevantes no cenário. Após uma semana de dinâmica mais positiva, estamos abrindo o dia em tom mais negativo. Reafirmo minha visão de que não vejo mudanças substanciais de cenário (Ucrânia, Juros, Inflação e afins) que justifiquem uma mudança de tendência do mercado.

 

Continuo vendo o movimento desta semana como puramente técnico, ajudado por uma melhora nos indicadores de sentimento e confiança, que levaram alguns ativos a uma situação de extremo pessimismo de curto-prazo.

 

Não acho que os preços já ofereçam prêmios relevantes para novas alocações no mercado internacional (especialmente EUA) ou que tenha havido uma mudança real de cenário.

 

Ontem, escrevi sobre a situação na Ucrânia, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1504570137596383232?s=20&t=jPzCJgEGtD_ye7uskqh_gQ.

 

No Brasil, o IBC-BR – uma espécie de PIB mensal coletado pelo BCB – mostrou uma economia caminhando de lado, em linha com os indicadores recentes de atividade econômica.

 


O Governo continua colocando pressão na Petrobras para uma solução aos reajustes de combustíveis, assim como anunciar medidas de estímulo ao crescimento. Uma dessas medidas é a liberação antecipada do décimo terceiro do FGTS, que a XP Investimentos fez uma simulação de quanto ajudaria no crescimento do país:

 



Este tipo de postura ajuda no crescimento de curto-prazo, mas pode acabar minando a credibilidade fiscal do país, afetando a curva longa de juros e, eventualmente, a taxa de câmbio.

 

Em relação ao câmbio, importante ficar atento a fluxos pontuais e programados de entrada e dólares no país, que podem estar dando suporte temporário a moeda nesta segunda metade do mês.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?