Daily News – China & Petróleo

Os EUA anunciaram que devem liberar um contingente grande de estoques de Petróleo, o que está ajudando a queda no preço da commodity e dando algum suporte as bolsas globais. A contrapartida deste movimento é uma queda dos ativos mais sensíveis ao preço das commodities, como algumas moedas (AUD, por exemplo).

 

Em relação a liberação de estoques de petróleo, fala-se e 1mm de barris por dia, o que seria um contingente relevante.

 



Na China, os PMIs de março apresentaram quedas superiores as expectativas. Destaque negativo para a queda do Non-Manufacturing e para Serviços. O indicador está fortemente afetada pela onda da pandemia que assola o país e levou ao lockdown de diversas regiões chinesas:

 



Entendo o impacto das ondas da Covid tendem a ser acentuados, porém pontuais. Contudo, a China já vinha lidando um problema no mercado imobiliário e com sinais de desaceleração. Está onda da pandemia é mais um choque exógeno em uma economia já fragilizada.

 

Acredito que ainda estamos na fase (na tese de mercado) em que a inflação está dominando as manchetes e as mesas de operação. Imagino que, nos próximos meses, o tema desaceleração econômica e eventual recessão irá ganhar corpo.

 

Não descarto passarmos por um período de inflação alta e desaceleração, com o tema “estagnação” ganhando atenção.

 

Após dados de inflação na Alemanha e na Espanha ontem, hoje foi a vez da França divulgar números acima do esperado e uma inflação mais alta e espalhada:

 




No Brasil, o governo continua trabalhando na direção de trazer alívio à economia. Especula-se que uma nova redução de IPI seja anunciada hoje.

 

Interessante lembrar o enorme fluxo para ações nos EUA nos últimos meses:

 


Minha visão geral de mercado segue inalterada, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2022/03/portfolio-strategy-update.html

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?