Daily News – Commodities – Watch Out!

A manhã está sendo marcada, novamente, por uma nova rodada de alta relevantes no preço das commodities, com destaque para o Petróleo Brent acima de $115 o Trigo acima de $1.130. As moedas de países exportadores de commodities seguem bem ancoradas (como é o caso do AUD), mas há um claro viés de dólar forte contra das demais moedas. Em especial, o EUR opera abaixo de 1.11, neste momento.





 

Desde o começo desta crise tenho alertado para o efeito colateral econômico no preço das commodities. A segunda derivada deste efeito será uma inflação mais alta, a necessidade de juros mais elevados e uma desaceleração econômica:


 

Ontem comentei mais a fundo sobre o bom desempenho dos ativos do Brasil no atual ambiente: https://twitter.com/DanKawa2/status/1499129485333086209?s=20&t=H8EXX7NHC6uzoYpPiG2eXw.

 

A Rússia parece ter entrado em uma fase mais agressiva de sua incursão sobre a Ucrânia, com o uso de armas Termobáricas e o bombardeamento de regiões civis pelo país.

 

A despeito dos desafios de logística que os russos têm encontrado para chegar nas grandes cidades ucranianas, e de todo apoio armamentista que o Ocidente começou a oferecer à Ucrânia, parece difícil que o país consiga suportar mais de 2 a 4 semanas sem uma invasão e dominação russa

 

Acredito que Putin não aceitará um cessar fogo ou qualquer tipo de acordo enquanto não tiver conseguido, no mínimo, alguma vitória na Ucrânia. Assim, enquanto não dominar, no mínimo, alguma grande cidade do país, dificilmente veremos um cessar fogo ou acordo real e duradouro.

 

O risco, neste momento, é Putin se ver sem saída e optar por uma fase ainda mais perigoso, com armas nucleares ou algum ataque a outros países. Ontem mesmo, o espaço aéreo da Suécia foi violado por aviões russos por alguns minutos.

 

Na China, o Caixin PMI ficou abaixo das expectativas, mostrando uma economia ainda frágil e sem confirmação de uma estabilização mais estrutural:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?