Liderem!

Infelizmente, o país chegou em um ponto onde não existem soluções perfeitas para os seus problemas sociais e econômicos. Qualquer decisão que for tomada agora, implica em algum tipo de custo. Qualquer decisão, neste momento, é uma “decisão de canto”, imperfeita e com custos embutidos.

 

Líderes, seja no setor público ou privado, contudo, precisam estar preparados, aptos e dispostos a tomar decisões que serão, de uma forma ou de outra, impopulares. De uma forma ou de outra, desagradarão este ou aquele grupo dentro de sua empresa ou da sociedade.

 

Diante da pandemia, fazer restrições sociais implica em prejudicar setores da economia. Não tomar este tipo de atitude, implica em correr o risco de aumentar ainda mais a crise sanitária.

 

Frente a crise econômica, atuar com mais auxílio financeiro do Estado implica em prejudicar ainda mais a situação fiscal do país. Não atuar, pode levar pessoas, famílias e empresas a total falência.

 

Sim, existem soluções intermediária. Todavia, repito, nenhuma delas será suficiente para endereçar o tamanho dos nossos problemas e, todas elas, prejudicam algum grupo econômico específico da sociedade.

Em um mundo em que as mídias sociais trouxeram voz a todos, as críticas são mais aparentes, visíveis e duras.

 

O que peço aqui é uma reflexão. Primeiro, de nossos líderes políticos. Precisamos de liderança. Decisões difíceis precisam ser tomadas. Acima disso, precisamos melhorar a forma como comunicamos essas decisões em um mundo em transição.

 

Liderem! Se organizem! A paralisia é a piora das decisões! Se acham que não tem capacidade de tomar decisões, abrem espaço para outros líderes!

 

Segundo, nós, como sociedade, precisamos entender que não há soluções simples ou fáceis diante do tamanho dos problemas que enfrentamos.  Sim, precisamos cobrar e precisamos buscar o melhor para todos. Contudo, muitas vezes, deveremos renunciar ao que “queremos” ou “achamos mais justo” pelo bem comum.

 

As próximas semanas serão fundamentais para o Brasil. Torço para que tenhamos líderes (ou que surjam líderes) capazes de nos guiar a um caminho de prosperidade.

 

Um bom final de semana a todos!


DHK

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?