Daily News – Para o alto e avante! (mas com algumas mudanças).

Estamos amanhecendo com alta das bolsas e das commodities, abertura de taxa de juros no mundo desenvolvido e dólar forte. Os movimentos mostram continuidade da rotação (“rotation”) que tenho alertado desde as eleições americanas em outubro:





Além disso, não podemos desprezar o papel que a liquidez global e as perspectivas de normalização econômica com as vacinas estão tendo no preço dos ativos financeiros. Na carta deste mês, comentamos mais a fundo sobre esse cenário e as alocações recomendadas: https://www.taginvest.com.br/arquivos/carta-mensal-dezembro-2020.pdf.

 

Eu mantenho um viés construtivo para o cenário econômico do ano, mas com os “pés no chão” de que não será linear e teremos surpresas ao longo do caminho. Costumo ficar desconfortável com a dinâmica exponencial de alta de alguns ativos, mas claramente precisaremos de algum “trigger” mais forte para alterar essa tendência.

 

Neste meio tempo, devemos ajustar tamanho das posições, buscar proteções e rotar o portfólio para classes de ativos mais atrativos em termos de risco versus retorno.

 

Acredito que mantida a situação atual, ainda há bastante espaço para essa rotação à ativos mais cíclicos e de “valor”. Está pode ser uma tendência que dure meses/anos, e não apenas dias/semanas.

 

Devemos manter um olho na inflação e nas taxas de juros dos países desenvolvidos. Enquanto a abertura de taxas está sendo ordenada e vindo de um patamar baixo, ela tende a ser positiva para ativos cíclicos e emergentes.

 

Caso o movimento se acentue, pode se tornar um problema e uma restrição para alguns ativos de risco, especialmente aqueles considerados de “long duration” que se favorecendo ao longo dos últimos anos de juros baixos no mundo.

 

Na Alemanha, destaque para o Factory Orders, com alta muito acima do esperado:




O mundo já havia divulgado os PMI´s recentes e, a despeito da deterioração da pandemia, o ciclo de recuperação econômica parece inalterado:





O Brasil ainda vive momento delicado, com um vácuo de atuação do Congresso, que está focado nas eleições para presidência da Câmara e do Senado. Estamos sendo “puxados” pelos fluxos globais e pelas grandes teses de investimentos mundiais.

 

Acredito que o mercado não dará o benefício da dúvida ao país ao longo de 2021, na ausência de um ajuste fiscal mais rigoroso.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?