Daily News – Senado Americano, Pandemia e Eleição no Congresso Nacional.

Os ativos de risco estão operando sem tendência definida, após uma segunda-feira de pressão. Todas as atenções dos próximos dias estarão voltadas para a corrida ao Senado dos EUA no Estado da Georgia:



Os países europeus continuam anunciando “lockdowns” mais apertados e agressivos para conter a pandemia, o que deve afetar bastante o crescimento de curto-prazo destes países e do mundo. Não podemos descartar medidas nesta direção no Brasil nas próximas semanas.

 

Ontem fiz uma pequena contribuição ao Valor Econômico sobre a dinâmica de mercado deste começo de ano, aqui: https://valor.globo.com/financas/noticia/2021/01/05/ibovespa-recua-e-dolar-supera-r-526-com-cautela-no-exterior.ghtml.

 

A segunda-feira foi marcada por uma realização de lucros, puxada pelas bolsas americanas e, em especial, cíclicos e “big techs”. Tivemos alguns ruídos, que descrevo resumidamente abaixo, com algumas opiniões pessoais:

 

·         Senado Americano: Este é, na minha opinião, o único dos vetores do dia com probabilidade mais alta de alterar significativamente o cenário de longo-prazo. Caso os Democratas levem a Georgia, ficam com o mesmo número de Senadores que os Republicanos, deixando os votos de “minerva” para a vice-presidente. Isso pode trazer enorme tração a agenda Democrata, que tende a elevar impostos, aumentar gastos públicos e aumentar regulação para o setor de tecnologia. O mercado já operou com este viés. Se este cenário for confirmado, podemos ver novas tendências entre setores e ações.

·         Lockdowns na Europa: A situação da pandemia na região é crítica. O curto-prazo será desafiador e humanamente trágico. Contudo, o cenário base ainda é de normalização com o plano de vacinação dando certo. Ruídos de curto-prazo podem ocorrer, mas ainda não vi mudança estrutural nesta frente.

·         Posição Técnica, Valuations e Preços: Esse era um ponto de atenção há vária semanas, mas com uma sazonalidade a favor e sem “trigger” para mudança de dinâmica. Os eventos acima, adicionados a piora no técnico e nos preços, ajudam a dar uma aumentada na volatilidade do mercado:





Precisaremos acompanhar o primeiro ponto acima, para termos a convicção da mudança, ou não, do cenário base de longo-prazo. Os demais pontos podem exacerbar movimentos de curto-prazo, mas sem uma mudança de cenário, não deveriam ser capazes de alterar a direção e a tendência, apenas a dinâmica de curto-prazo.

 

No Brasil, o PT anunciou apoia a Baleia Rossi na campanha para Presidência da Câmara, fortalecendo o candidato do “Centrão”. As eleições devem ser ganhas no “corpo-a-corpo”, pois pode haver dissidência nos partidos.

 

A presidência da Câmara e do Senado serão fundamentais para termos uma noção melhor de qual o caminho o Brasil irá tomar de agora em diante em termos de reformas econômica.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?