Daily News – Rotação, “full speed”!

A noite foi marcada pela apuração de votos para as duas cadeiras do Senado dos EUA. Neste momento, com parte relevante da apuração efetivada, o mercado embute elevada probabilidade de vitória Democrata em ambas as cadeiras.

 

Caso este cenário seja confirmado, devemos esperar um novo pacote fiscal e, posteriormente, uma agenda mais carregada de aumento de impostos para financiar estes gastos. É bastante provável que o foco dos impostos seja no setor corporativo e nas grandes corporações.

 

O que vemos nesta manhã, é uma pressão negativa na Nasdaq, e um bom desempenho do Russell. Alta das commodities e dólar fraco no mundo. Alta das taxas de juros, com a Treasury 10 anos acima de 1% após um longo período:

 



Os movimentos sugerem mais uma rodada de rotação dos portfólios, que teve início em outubro e pode ser que vire uma tendência mais firma com este pano de fundo.

 

Os movimentos de hoje confirmam uma tese que tenho reforçado desde após as eleições presidenciais americanas. O ano de 2021 promete ser um ano de seleção de ações, seleção de ativos e de gestores. Um ano em que gestão ativa deve ser mais importante do que gestão passiva, especialmente nos EUA em que Tech dominou durante anos (senão décadas) as altas dos índices de bolsa.

 

Para o Brasil, o cenário tende a ser misto, favorecendo os setores de commodities da bolsa, que ainda carregam o índice e eventualmente favorecendo nossas exportações e ajudando a dar algum suporte ao câmbio.

 

Contudo, a plataforma de “ESG” de Biden, corroborada por um Congresso Democrata, pode trazer alguns ruídos e dificuldades ao nosso país. Uma eventual alta mais expressiva das taxas de juros no mundo desenvolvido também pode vir a colocar algum limite na apreciação dos ativos locais.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?