Daily News – Brasil: O começo da normalização dos juros.

Os ativos de risco globais seguem em uma dinâmica positiva, sustentadas pelos sinais de arrefecimento da pandemia, pelas expectativas de que o processo de vacinação será bem sucedido em dar sustentação ao crescimento em meio a uma liquidez monetária ampla e o suporte de pacotes fiscais relevantes em várias regiões do mundo.

 

No Brasil, o destaque ficou por conta da decisão do Copom, em que a Taxa Selic foi mantida inalterada em 2%. Como era amplamente esperado, o Comitê retirou o seu “forward guidance”. Contudo, de certa forma surpreendendo as expectativas do mercado, o Copom adotou tom visto como mais “hawkish”, sinalizando que o processo de normalização dos juros pode começar antes do imaginado e ser de maior intensidade do que o esperado anteriormente.

 

Espero algum suporte taxa de câmbio e um movimento de “bear flattening” da curva de juros, pelo menos no curtíssimo-prazo.

 

No longo-prazo, o fiscal ainda terá um peso grande sobre a dinâmica dos ativos locais. Estamos em um ambiente de arrefecimento do crescimento, sem condições fiscais de estender o auxílio emergencial sem que cortemos custos em outras rubricas (ou aumentarmos receita), em um ambiente de deterioração galopante da pandemia e sem um projeto estrutural de vacinação em massa:





Vejo um curto-prazo ainda desafiador para o Brasil, mas que vem sendo ajudado por um cenário externo de vento favorável. Deveríamos usar esta “janela” positiva para fazermos o nosso dever de casa...

 

Na Coreia do Sul, as exportações dos primeiros 20 dias de janeiro apresentam recuperação, mostrando um ímpeto ainda positivo para o crescimento global:





Interessante como o quadro técnico do mercado continua ditando uma dinâmica de ajustes. As ações mais “vendidas” nos EUA sobem como um foguete:



Os “insiders”, ou executivos das empresas, continua vendendo ações de suas companhias em ritmo acelerado. O que eles sabem mais do que o mercado?



Nível de compra de “Calls” contra as compras de “Puts” mostrando complacência do mercado, ou pouca demanda por proteções:



O Bitcoin parece estar se consolidando em novos níveis. Vamos lembrar que o ativo também pode cair...




*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

  1. Quero dizer um MUITO obrigado a jeff ricky por lidar com a negociação da minha conta. Seu profissionalismo, gentileza genuína e franqueza nos momentos em que precisei enfrentar a realidade foram o que me fizeram progredir. Eu investi $ 500 e ganhei $ 7.000 em uma semana. Eu só gostaria de ter sabido sobre você antes, desde o primeiro momento em que decidi negociar. No entanto, estou grato! contato via e-mail: livetrading927@gmail.com WhatsApp: +15056365019

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?