Daily News – China, Vacinas e outros.

Em um dia de feriado nos EUA, os ativos de risco estão abrindo sem tendência definida, com as bolsas globais e as commodities mistas e o dólar forte no mundo.

 

O destaque da noite ficou por conta dos dados de atividade econômica na China de dezembro. Enquanto o PIB do 4Q ficou acima das expectativas, assim como a produção industrial apresentou aceleração, vimos um arrefecimento das vendas no varejo e do “fixed asset investment”:







Os números sugerem uma pausa no processo de recuperação que precisam ser monitorados, em especial diante dos recentes sinais de que a pandemia está retornando ao país:



A China foi o primeiro país a endereçar a “primeira fase” da pandemia, ajudando a sustentar o crescimento e a demanda global. Uma deterioração no país poderia trazer consequências negativas, mesmo que pontuais, para o crescimento global e os mercados financeiros.

 

No final de semana, comentei sobre a importância das vacinas para a recuperação do mundo, aqui: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/17012021---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-ep3iu7.

 

Em relação aos mercados, vejo um curto-prazo desafiador, devido a: (1) pandemia ainda aguda, (2) posição técnica pouco saudável (3) preços e valuations “esticados”.

 

Este ambiente pode favorecer um período de consolidação dos ativos de risco.

 

A longo-prazo, contudo, acredito que: (1) estímulos monetários, (2) estímulos fiscais, (3) normalização do mundo com as vacinas, serão importantes vetores de sustentação à recuperação econômica global e aos mercados.

 

Em termos de risco, vejo duas “caudas”: (1) a pandemia se alastra e as vacinas se mostram inócuas, (2) as economias “super aquecem” com muitos incentivos.

 

Hoje, vejo o risco (2) com maior preocupação do que o risco (1). Por isso, sou favorável a rotação dos portfólios para ativos mais cíclicos conforme o mercado apresente oportunidades.

 

As políticas econômicas de Biden, novo presidente dos EUA, também podem se tornar um empecilho para apreciação adicional dos ativos do país, mas precisamos entender um pouco mais a fundo sua agenda nos próximos dias.

 

Em relação a pandemia, há sinais de arrefecimento de novos casos em vários países da Europa. Nos EUA, há sinais incipientes de desafogamento do sistema de saúde. Além disso, as vacinas vêm ganhando tração nessas regiões:





Interessante observar que os estoques de cobre se encontram em seus pisos históricos, o que ajuda a dar sustentação a preço da commodity em um momento em que há perspectiva de recuperação do crescimento global ao longo do ano:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?