Daily News – Pandemia: O começo do fim?

Na volta do feriado dos EUA, os ativos de risco estão abrindo a semana em tom mais positivo.

 

Há sinais animadores de arrefecimento da pandemia nos EUA e na Europa. Este ciclo de contágio para ter feito o seu pico, ao mesmo tempo em que o processo de vacinação ganha tração nessas regiões:







Em relação aos mercados, vejo um curto-prazo desafiador para apreciações adicionais e irrestrita dos ativos de risco, devido a: (1) pandemia ainda aguda, (2) posição técnica pouco saudável (3) preços e valuations “esticados”.

 

O item (1) parece estar começando a ser endereçado, o que pode dar um tom mais positivo ao pano de fundo econômico. Os itens (2) e (3) ainda são fonte de preocupação, mas podem ser mitigados com a devida seleção de ativos, rotação dos portfólios e busca por “proteções”.

 

A longo-prazo, contudo, acredito que: (1) estímulos monetários, (2) estímulos fiscais, (3) normalização do mundo com as vacinas, serão importantes vetores de sustentação à recuperação econômica global e aos mercados. Vejam o tamanho dos estímulos monetários até o momento:



Em termos de risco, vejo duas “caudas”: (1) a pandemia se alastra e as vacinas se mostram inócuas, (2) as economias “super aquecem” com muitos incentivos, forçando uma retirada antecipada de liquidez, e/ou gerando inflação, e/ou levando a altas rápidas e acentuadas dos juros de mercado.

 

Hoje, vejo o risco (2) com maior preocupação do que o risco (1). Por isso, sou favorável a rotação dos portfólios para ativos mais cíclicos como forma de se posicionar para esta eventual recuperação mais estrutural do mundo pós pandemia.

 

No Brasil, o destaque ficou por conta da pesquisa de popularidade do presidente, realizada pela XP Investimentos. Há sinais de perda de popularidade, mas o presidente ainda mantém um patamar acima de 30% que lhe garante alguma “blindagem” a temas como impeachment:


 

A perda de popularidade, contudo, pode levar a ideias heterodoxas, que podem ser vistas como negativas pelo mercado, como mais medidas populistas. Este é um risco que precisa ser monitorado.

 

A pesquisa mensal de posição técnica da Merrill Lynch, a mais respeitada e completa do mercado, mostra pela primeira vez na história o Bitcoin com posição mais comprada do mercado. É o começo de uma nova geração?





Voltando a questão da posição técnica menos saudável, a mesma pesquisa da ML mostra que a posição de caixa está baixo nos fundos, o que continua a ser um ponto de atenção e incomodo:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?