Daily News – Liberalismo, Caminhoneiros e Desafios.

Os ativos de risco estão abrindo em tom positivo, novamente com claros sinais de rotação dos portfólios para os ativos mais cíclicos do mercado. A maneira mais simples de verificar isso é pelo desempenho relativo do índice de bolsa Russell contra a Nasdaq, ambos nos EUA e com mercado de futuros aberto grande parte do dia e da noite.

 

No Brasil, a quarta-feira foi de ruídos negativos. Primeiro, há rumores da troca do presidente do BB, há cerca de 4 meses no cargo. De acordo com a narrativa, o Governo não teria gostado de seu plano de reestruturação para o Banco, com um PDV e o fechamento de agências.

 

Vou ser breve no meu comentário: O executivo está apenas adotando medidas de mercado e liberais para lidar com um ambiente mais hostil e competitivo no setor bancário. Essas mesmas medidas (além de outras), já foram adotadas há mais tempo e em maior intensidade por praticamente todos os grandes bancos de varejo no Brasil.

 

Se este rumor for confirmado, seria um sinal adicional e negativo de que a agenda econômica liberal está sob judice, sob ataque, e será visto como extremamente negativo para o restante do mandato do atual governo.

 

Segundo, há rumores de uma nova greve de caminhoneiros. Neste caso, já temos um exemplo histórico. Caso confirmada, o país sobre uma “parada brusca” de atividade econômica, um impacto altista e pontual na inflação e uma pressão política adicional para ser equacionada.

 

Certamente seria um evento negativo. Mesmo que os impactos sejam pontuais, este tipo de movimentação mostra os enormes obstáculos que o Governo terá que lidar e endereçar nos próximos meses/anos.

 

A pandemia no mundo mostra sinais de arrefecimento, especialmente em países europeus que adotaram um “lockdown” mais apertado recentemente:



Depois de um início desafiador, o processo de vacinação em massa parece estar ganhando tração no mundo desenvolvido: https://twitter.com/DanKawa2/status/1349446924991131653?s=20

 

A J&J traz notícias animadores sobre sua vacina, que pode ser eficiente e efetiva apenas com 1 dose administrada, em mais um passo importante para endereçarmos estruturalmente a pandemia:



Na China, as exportações mostraram nova aceleração em dezembro, enquanto as importações se mantiveram em patamar saudável:



Na Alemanha, o PIB de 2020 apresentou forte queda, como era amplamente esperado:

 


Ainda na Europa, a Itália passa por nova crise política, mas com desdobramentos apenas locais. A Alemanha também terá um período de mudanças políticas no horizonte de curto-prazo.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?