Daily News – Welcome to 2021!

Estamos iniciando o ano com o mesmo ano de fundo do segundo semestre de 202. Enquanto não houver uma mudança radical desses vetores, não vejo muitas mudanças no cenário. São eles:

 

·         Liquidez abundante: Pacotes monetários e fiscais ainda bastante agressivos. A retirada dessa liquidez, mesmo que gradual, pode trazer mudanças relevantes de cenário. Por ora, os bancos centrais continuam agressivos e os governos anunciando pacotes localizados de estímulos ao redor do mundo.

·         Perspectiva de recuperação econômica: Mesmo que o início da vacinação esteja trazendo seus desafios e atrasos, o cenário base ainda é de uma normalização do mundo em 2021. Sem mudança nesta perspectiva, não há grandes mudanças neste “otimismo” mesmo com os desafios correntes da pandemia.

·         Preços, Valuations e Posição Técnica: Vejo muitos ativos em níveis elevados e “esticados”. Contudo, nada impede que, mantido o cenário base descrito acima, esses ativos continuem a performar bem. Podemos, em algum momento, chegar em níveis que necessitarão de uma acomodação. Por isso, continuo favorecendo a rotação dos portfólios, ajustes de posições, proteções e afins.

 

Algumas breves atualizações de cenário:

 

O PMI da China em dezembro apresentou leve acomodação, o que é normal em ciclos de alta:





As exportações da Coréia o Sul – uma boa proxy para o crescimento global – mostrou bom desempenho em dezembro, mostrando que a tendencia de normalização continua, a despeito dos desafios da pandemia:



Os Hedge Funds fecharam um ano desafiador em uma toada bastante positiva:


 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?