Daily News – Cisne Negro

A black swan is an unpredictable event that is beyond what is normally expected of a situation and has potentially severe consequences. Black swan events are characterized by their extreme rarity, severe impact, and the widespread insistence they were obvious in hindsight.

 

Os Cisnes Negros ou Riscos de Cauda costumam surgir de onde menos esperamos. Desta vez, foi um movimento atípico, liderado por investidores de varejo e catapultados pelas mídias sociais que está gerando um dos movimentos mais rápidos e acentuadas da história dos mercados.

 

As ações de empresas pequenas, menos líquidas e cuja o mercado institucional apresenta grande posições “vendidas” (“shorts”) está apresentando movimentos de alta exponencial, com alguns nomes subindo entre 500% e 1000% em períodos de 1 a 2 meses:




Este movimento está sendo liderado pelos investidores do varejo, que estão se juntando nas redes sociais para impulsionar esta alta e ajudar a prejudicar os grandes Hedge Funds.


Quando isso acontece, os Hedge Funds têm algumas opções: (1) Manter a posição, mas colocar mais margem devido a alavancagem, (2) Zerar ou reduzir a posição, e rebalancear o portfólio vendendo parte de suas posições “compradas”.

 

Em ambos os casos, as posições compradas precisam ser ajustadas, levando a “venda” de alguns papeis. Isso está gerando um movimento técnico relevante de queda do mercado nos últimos dias.

 

Há rumores de grandes Hedge Funds, com tamanhos que variam de US$2bi a US$25bi, apresentando quedas de 10% a 70% este ano.

 

Devido ao tamanho e a alavancagem destes fundos, se isso for verdade, os ajustes de posição podem levar dias e o mercado apresentar mais volatilidade e movimentos adicionais de correção. Há riscos a estabilidade financeira embutidos que precisaremos acompanhar. 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?