Daily News – Vetores de um humor mais negativo.

Os ativos de risco estão iniciando o dia em tom mais negativo. Alguns vetores merecem destaque:

 

Primeiro, a despeito das vacinas, a pandemia se mostra ainda um enorme desafio social e econômico de curto-prazo na Europa. Alguns países já anunciaram extensões do “lockdown” até março/abril. Isso deve continuar a pressionar o crescimento de curto-prazo. Todavia, há sinais de inversão de tendência deste ciclo de contágio:



Segundo, os PMI´s da Europa, divulgados na manhã de hoje, confirmam este ambiente mais desafiador para o crescimento do mundo. Vemos PMI´s ainda saudáveis na Manufatura, porém clara tendência de fragilidade no setor de Serviços:





Terceiro, há rumores de que algumas das vacinas não sejam tão eficazes como se supôs em um primeiro momento. Estes são apenar RUMORES que precisam ser monitorados.

 

Quarto, a posição técnica continua a mostrar complacência dos investidores em vários níveis:





No geral, acredito que parte desta fraqueza do crescimento seja esperada. Continuo vendo um cenário em que a pandemia é endereçada em meados do ano, após um processo de vacinação mais amplo. Os desafios de curto-prazo, contudo, permanecem.

 

Devido a preços, valuations e posição técnica, consigo enxergar um cenário de acomodação ou realização de lucros pontual/cíclica nas próximas semanas, sem que haja, ainda, uma mudança de tendência estrutural.

 

No Brasil, nossos ativos seguem descolados do resto do mundo, com dinâmica bastante frágil e negativa. Tenho comentado sobre isso diariamente e não há uma solução simples para os problemas do país. Qualquer saída economicamente saudável implica em decisões políticas impopulares.

 

Os sinais do Congresso não são positivos e isso tem afetado negativamente o humor do mercado.

 

Interessante notar que a última semana apresentou um dos maiores fluxos recentes para ativos dedicados emergentes:




O Bitcoin, mesmo podendo ser uma tendência secular, mostra que é um ativo bastante volátil:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?