Daily News – Pandemia, Técnico, Bitcoin e Bolhas.

Os ativos de risco estão apresentando recuperação, com viés de “risk-on”, após breve e pequena acomodação na segunda-feira. Não há mudanças relevantes de cenário.

 

Continuo dando um foco especial ao movimento da curva de juros nos EUA, como comentei no podcast dessa semana mais a fundo (aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/01/a-primeira-semana-do-ano-trouxe.html).

 

Uma abertura de taxa de juros gradual e ordenada, seguida de melhora nas perspectivas de crescimento e sem inflação, costuma ser vista como positiva (“risk-on”) pelos mercados. Se essa abertura se tornar mais rápida e acentuada, ou mais aguda e desordenada, pode trazer restrições a apreciação adicional dos ativos de risco:




A posição técnica segue se colocando como um obstáculo de curto-prazo para apreciação adicional dos ativos de risco. O “Equity risk Preminum (ERP)” medido pelas “breakeven inflation” está em seu patamar mais baixo da história e os valuations dos índices americanos se mostram “esticados”:




A pandemia continua mostrando heterogeneidade ao redor do mundo, mas com claros sinais de melhora em alguns países da Europa:





Neste caso, vemos sinais incipientes de recuperação da atividade, passado o impacto inicial e negativo dos “lockdowns” implementados desde outubro:



Na Itália, as vendas no varejo de novembro apresentaram queda de 6%, muita abaixo das expectativas, mas ainda refletindo o “lockdown” daquele mês. As perspectivas são de recuperação à medida que as vacinas são distribuídas:



Sobre o Bitcoin e outros ativos, cometei um pouco sobre a dinâmica de “bolha”, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1348623100640972800?s=20.

 

Divido com vocês um novo gráfico sobre este tema:



No Brasil, a segunda-feira foi de forte alta do dólar, abertura de taxa de juros e queda da bolsa. A dinâmica global ajudou o movimento, mas nossa situação fiscal fragilizada, os sinais dicotômicos vindos do Congresso e a ausência de um plano de vacinação deixam o país em situação calamitosa e acabam acentuando esses movimentos.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

  1. Será que o bitcoin sobe mais ainda.
    eu queria saber se essa é a hora de investir

    minhas analises para ver
    https://www.youtube.com/channel/UCsd1V2-hhhF_oLw2kF1tlmg

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?