Daily News – Fed, Fiscal e Ruídos no Brasil.

Os mercados estão abrindo o dia com leve viés de correção. As bolsas e as commodities operam em queda, o dólar mais forte e as taxas de juros nos EUA apresentam leve fechamento de taxas neste momento.

 

O destaque de ontem ficou por conta da decisão do Fed e do anúncio do plano fiscal do novo presidente americano Joe Biden. O Fed avisou que não deverá subir as taxas de juros tão cedo (ou talvez nunca?!). No início da noite, Biden anunciou um pacote de estímulos econômicos bastante agressivo. Somado a isso, as vacinas ganham tração no mundo desenvolvido.

 

Não é à toa que o "rotation" continua para ativos cíclicos nos mercados financeiros globais. Sigo com cenário construtivo para este ano, mas volto a alertar: Enquanto as taxas de juros abrem de maneira gradual e ordenada, com melhora de crescimento e sem inflação, o "risk-on" é mantido:



Se a abertura de taxa de juros se tornar mais rápida, acentuada e desordenada, torna-se uma restrição à apreciação adicional dos ativos de risco. Inclusive, pode levar o mercado a um "risk-off", mesmo que momentâneo e pontual:



Sobre o pacote fiscal de Biden, a proposta de um gasto adicional de $1,9tri deve encontrar barreiras no Congresso, em especial no Senado, mas é bastante provável que um pacote em torno de $1tri seja aprovado ao longo de fevereiro ou março.

 

No Brasil, o dia terminou menos negativo do que começou, com a manutenção, por ora, do presidente do BB e sem que a greve dos caminhoneiros ganhe muita tração ou atenção.

 

Interessante pegar o caso da Inglaterra para ver como o processo de vacinação em manhã vem ganhando tração no mundo desenvolvido, após um começo “atabalhoado”:



A China foi o primeiro país a sair da crise da pandemia, pelo menos oficialmente. Neste momento, é importante acompanhar o impulso de crédito no país pois uma desaceleração do crescimento local pode ter reverberações importantes ao resto do mundo:



Tivemos mais uma semana de entrada robusta de recursos para fundos dedicados a ativos de renda fixa emergente:




*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?