Daily News – Sinais de atenção.

Nesta manhã, vemos leve correção nas bolsas dos EUA, a despeito de alguma recuperação das bolsas da Europa após uma segunda-feira de pressão.

 

Os mercados na Ásia apresentaram realização de lucros após um mês de janeiro de bastante alta. Atenção especial deve ser dada a Ásia. Primeiro, pelo nível de preços que atingiu nas últimas semanas. Segundo, pelos sinais de retorno da pandemia à região:





No final de semana, comentei mais a fundo sobre minha visão de mercado, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/01/o-que-estou-vendo.html.

 

Este também foi tema do podcast desta semana, aqui: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/25012021---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-epevdo.

 

Entrando no técnico do mercado, não posso deixar de comentar sobre a recente dinâmica da GameStop, empresa que apresentou rápida alta e acentuada e vem trazendo debates intensos nas mídias sociais:



Existem rumores desde as pessoas físicas empurrando um “short squeeze” nos investidores institucionais, até grandes Hedges Funds sendo obrigados a zerar posições vendidas na ação da empresa. Escolha o seu lado, mas vejo essa “dinâmica de bolha” com preocupação crescente. Não vejo este ambiente como saudável a longo-prazo.

 

Podemos observar que a correlação do S&P caiu a níveis que, na média, precederam grandes correções do mercado:



Na Europa, os recentes dados econômicos mais fracos do que as expectativas e as extensões dos “lockdowns” levaram a revisões baixistas de crescimento, fazendo com que a recuperação se torne ainda mais lenta:



Falei bastante sobre o Brasil e o seu rumo nos dois links acima. Complemento apenas com a notícia da renuncia do presidente da Eletrobras, que mostra as enormes dificuldades em promover privatizações uma agenda liberal no país: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/01/25/privatizacao-da-eletrobras-nao-ganhou-tracao-diz-wilson-ferreira-junior.ghtml.

 

O Brasil está em uma “sinuca de bico”. Há saídas, mas nenhuma delas é fácil e todas elas incorrem em decisões impopulares. Precisamos de liderança e de capacidade de tomada de decisão e de direção. Seremos capazes? 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?