Coronavírus & Mercados Financeiros:


O final de semana foi de muitos rumores nas mídias sociais em relação os números oficiais e a real situação da China. Difícil seguir as notícias e acreditar em tudo que é reportado, seja positivo ou negativo.

Temos que trabalhar com os dados oficiais. De qualquer forma, a situação segue bastante frágil e incerta, com o aumento do número de casos e o aumento das fatalidades.

Autoridades chinesas já anunciaram medidas agressivas de suporte ao sistema financeiro.

Se será suficiente, apenas o tempo dirá. Difícil de fazer qualquer previsão neste momento
Abaixo, segue um excelente resumo das medidas implementadas pelo país para conter os efeitos do Coronavírus no sistema financeiro.


Neste momento, recomendo cautela e parcimônia. Quem fez proteção para os portfólios, o momento é de esperar o momento certo para administrar o tamanho e os instrumentos. Quem está esperando para alocar recursos em ativos de risco, oportunidades serão criadas, mas faria em “tranchees” e ao longo do tempo.

Os próximos dias serão de elevada volatilidade. Quem tem visão de longo-prazo, só resta navegar este período. Quem está muito alocado e não aguenta volatilidade, o ideal é ajustar o tamanho de suas alocações.

Reforço minha visão que o cenário atual, em termos econômicos e sociais é diferente, para pior, do que o passado (escrevi sobre isso aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/01/crescimento-global.html). Até acredito que uma vez estabilizada a epidemia, os mercados tendem a se estabilizar e apresentar uma recuperação, talvez rápida e acentuada.

Contudo, no médio-prazo, a recuperação da economia global se mostrará muito mais frágil, curta e pouco potente, deixando o crescimento global em situação delicada e os mercados idem.

Estamos entrando na fase do "pânico". Depois teremos a fase da estabilização e, por fim, a fase da decepção com a recuperação. Sigo bastante preocupado com a situação socialmente e economicamente falando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?