Daily News – Europa fragilizada, Vírus sem solução e a escalada do dólar.


Os ativos de risco continuam operando em tom positivo ao redor do mundo, a despeito da ainda delicada situação do Coronavírus na China e dos sinais de fragilidade do crescimento global mesmo anteriores a eclosão desta epidemia.

A liquidez global abundante e a aparente ausência de opções de investimentos continuam a dar sustentação aos mercados globais.

Na Alemanha, o PIB apresentou estagnação no quarto trimestre do ano passado, abaixo das expectativas de alta de 0,1% QoQ. A Europa continua dando sinais inequívocos de fraqueza em seu crescimento:


Neste ambiente, o Euro faz novos pisos para este ciclo econômico, o que também tem ajudado a colocar pressão no dólar aqui no Brasil:



Na China, os indicadores de alta frequência estão longe de apontar uma estabilização da economia. Muito pelo contrário, os sinais são de que a ruptura na atividade econômica está sendo maior e mais longa do que o esperado anteriormente:


No Brasil, o BCB foi levado a intervir no mercado de câmbio, promovendo leilão de swaps cambiais ontem e anunciando novos leilões para hoje. Acredito que o BCB seja capaz de aliviar ou administrar a velocidade de depreciação da moeda, mas não alterar sua direção ou dinâmica.

Vejo o dólar saindo da banda de 4,0-4,2 e buscando uma nova banda de 4,2-4,5 nesta sua escalada.

A bolsa local segue em um movimento de acomodação. Não vejo mudança de tendência ou de cenário, mas os movimentos entre setores e ações têm mostrado a importância da adequada seleção de gestores na estruturação dos portfólios.

O destaque do dia ficará por conta dos dados de vendas no varejo nos EUA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?